Em tempos de gripe suína, muitos fiéis estão deixando de freqüentar as igrejas – locais de aglomeração, no final das contas – e buscando novas maneiras de fazer suas orações.
A epidemia refletiu na audiência dos sites de igrejas evangélicas, que cresceu 80%, segundo um levantamento dos provedores Hostlocation e Maxihost, de São Paulo, que também observaram aumento na procura pelos serviços de streaming para transmitir os cultos. De acordo com Marcelo Safatle, diretor da Hostlocation, os acessos chegam a um milhão por mês nos eventos religiosos.
“Muitos fiéis que estavam com suspeita da gripe preferiram ficar em casa e conferir o culto pela internet”, comenta o pastor David Amaral, que acumula a função de webmaster na igreja batista Getsemani, de Belo Horizonte.
A igreja utiliza o serviço de streaming há cerca de quatro anos. No começo, atendia uma média de 50 acessos. “Hoje as transmissões chegam a pelo menos duas mil pessoas por culto”, diz o pastor.
Fernando Machado, gerente comercial do departamento de vendas corporativas da Hostlocation, a previsão é que se mantenham os contratos de streaming com estas instituições, devido à facilidade de acesso e a comodidade. No total, a procura pelo serviço cresce 30% ao mês.
Fonte: Baquete