Mulher abraça um dos missionários da Word of Life (Palavra de Vida) na Ucrânia após receber ajuda humanitária. (Foto: Reprodução / Word of Life)
Mulher abraça um dos missionários da Word of Life (Palavra de Vida) na Ucrânia após receber ajuda humanitária. (Foto: Reprodução / Word of Life)

Após mais de 40 dias desde o início da invasão russa da Ucrânia, milhões de pessoas foram deslocadas e a situação é crítica em muitas vilas e cidades em todo o país.

Matias Radziwiluk, diretor do Instituto Bíblico do ministério Word of Life (Palavra de Vida) na Ucrânia, localizado nos arredores da capital, Kiev, deixou o país e agora está na Hungria.

No entanto, parte da equipe do Word of Life permanece na Ucrânia, trabalhando para levar ajuda humanitária, alimentos e acompanhamento espiritual a quem precisa, principalmente nas cidades que estão sendo recapturadas pelo exército ucraniano.

Word of Life chegou à Ucrânia em 1992. A família Radziwiluk, os pais de Matias e outros dois irmãos, viajaram da Argentina para iniciar um ministério focado na juventude, proclamação do evangelho e preparação para a missão.

Em 2001, a Word of Life fundou o instituto bíblico perto de Kiev, onde eles realizam um programa de treinamento bíblico e espiritual de dois anos, entre outras atividades.

Tornou-se agora um ponto de abastecimento e distribuição de recursos humanitários, que são entregues diariamente em diferentes partes da Ucrânia.

Radziwiluk disse, em entrevista, que a Ucrânia é o país com a maior aliança de igrejas evangélicas da região. Assim, todos os ministérios buscam apoiar a igreja local e compartilhar o evangelho, com acampamentos e outras atividades.

O Instituto Bíblico oferece um programa de dois anos com foco em três áreas: treinamento bíblico, vida cristã e ministério. “O especial desse colégio bíblico é que recebemos alunos de países da antiga União Soviética, pois todos os alunos conhecem a língua russa. Temos alunos não só da Ucrânia, mas também da Rússia e de vários países da Ásia Central”, explica.

Segundo Radziwiluk, o foco do treinamento, que tem em média de 35-40 alunos nos dois cursos, é passar as verdades bíblicas aos alunos para que possam ser aplicadas em suas vidas e influenciá-los.

“Acho que a coisa mais importante é que podemos dar uma base cristã firme aos jovens, para que eles possam prosseguir, quer Deus os chame para uma carreira profissional, para o ministério em suas igrejas locais ou para a missão em outro país”, diz.

Ele conta que no meio da guerra, Deus os está guiando passo a passo: “Às vezes gostaríamos de planejar, ter uma visão clara para o ano, mas Deus nos mostrou que devemos ir dia a dia. E tivemos oportunidades e portas se abriram para servir.”

Nas primeiras duas semanas do conflito, Radziwiluk diz que a equipe estava ajudando com as evacuações, levando cerca de 2.500 pessoas para fora da cidade para um local mais seguro. “Tivemos contato com pessoas em Chernígiv, uma cidade do norte que estava em uma situação muito dramática: sem água, sem comida, sem eletricidade”.

“Foi uma operação muito arriscada, numa estrada que costumava levar duas horas e se transformou em cinco ou seis horas de viagem”, lembra. “Deus cuidou deles e puderam fazer este serviço, até que a cidade foi definitivamente bloqueada pelo exército russo. Então Deus abriu portas em outras vilas e cidades.”

Ele conta que pouco a pouco vilas e cidades foram libertadas, mas que ao entrar nessas vilas e cidades “você vê o terror, a destruição causada pela opressão russa”.

“Muitas pessoas não conseguiram sair de suas casas, algumas ficaram presas em seus porões com muito pouca comida por trinta dias”, conta.

Neste momento, ele diz que parte da equipe está em Kiev fazendo o trabalho logístico de recebimento dos caminhões e vans com a ajuda humanitária vinda de diversas igrejas da Europa.

Segundo informa, os russos deixaram o norte em destruição total. “Somos um dos primeiros grupos a entrar, o que é bom porque estamos testemunhando como uma igreja de Jesus Cristo. Muitas vezes somos guiados pelo exército porque ainda existem perigos.”

“Mas estamos levando um pouco de esperança às pessoas, dando-lhes comida, orando com elas, dando-lhes uma palavra de encorajamento e cópias do Novo Testamento, e dizendo-lhes que Deus é nossa esperança e o único que pode fazer algo bom de tudo. esta.

Em meio às dificuldades, Radziwiluk diz que “Deus está me ensinando que podemos fazer muitas coisas. Às vezes, somos muito rápidos em dizer ‘é muito difícil’, ‘eu não poderia fazer algo assim’, mas Deus está me mostrando como podemos servir, sendo as mãos e os pés de Cristo aqui na terra.”

Radziwiluk acredita que a Ucrânia foi o país mais aberto ao Evangelho na Europa, com uma grande estrutura de igrejas evangélicas. “A Ucrânia é o país que mais envia missionários para os países da antiga União Soviética. E eu entendo que um dos objetivos de Satanás é parar este trabalho”, diz.

“Mas ao mesmo tempo acredito que uma grande obra está sendo feita para brilhar, para levantar a bandeira de Jesus Cristo. A igreja está mais unida do que nunca e está sendo fundamental no serviço ao povo”, afirma.

“Gostaríamos de um acordo de paz para acabar com o fogo, mas isso também não vai parar o trabalho da igreja. Estou muito orgulhoso de como a igreja respondeu a este desafio, e não apenas na Ucrânia, mas em toda a Europa, nos acolhendo”, diz.

Radziwiluk diz que isso deu vida à igreja. “Deus está fazendo algo bonito. Há destruição, mas Cristo está construindo algo belo através de tudo isso”, explica.

Folha Gospel com informações de Evangelical Focus

Comentários