A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, visitou hoje uma mesquita e acendeu uma vela em uma igreja ortodoxa da cidade de Kazan, capital da república russa e muçulmana da Tartária, cruzada pelo rio Volga.

Acompanhada do presidente tártaro, Mintimer Shaimiev, Hillary ficou descalça e cobriu a cabeça com um lenço ao entrar na mesquita de Kul Sharif, uma das maiores da Europa.

Depois de conversar com os líderes espirituais do templo, a chefe da diplomacia americana e seu acompanhante assistiram a um casamento e presentearam os noivos com flores, segundo a agência russa “Interfax”.

Em seguida, Hillary visitou a vizinha catedral ortodoxa da Anunciação, onde acendeu uma vela diante da famosa imagem de Nossa Senhora de Kazan, uma das mais veneradas da Rússia e que foi devolvida à Igreja Ortodoxa pelo já falecido papa João Paulo II.

A secretária de Estado comentou o fato de Kazan abrigar uma mesquita ao lado de uma igreja cristã, e de isso ser tanto uma mostra de respeito ao passado como um exemplo de coexistência entre pessoas de diferentes nacionalidades e religiões.

“Consideramos muito o trabalho que você desenvolve nos contatos com países islâmicos e da Europa, fazendo-se de ponte entre os mundos muçulmano e cristão. A convivência pacífica e tolerante é o melhor caminho para o futuro”, disse Hillary ao presidente tártaro.

A visita à capital tártara põe fim à viagem europeia da americana, que antes esteve nas cidades irlandesas de Dublin e Belfast, e nas de Moscou (Rússia), Zurique (Suíça), Londres (Reino Unido).

Fonte: EFE

Comentários