Sem julgar o passado, mas investido no compromisso do acolhimento, a Igreja Anglicana da Inglaterra está casando cônjuges e batizando, ao mesmo tempo, os filhos nascidos desses pais.
A novidade foi anunciada na quinta-feira, 23, a todas as dioceses do Reino Unido, depois de pesquisa que o arcebispo de Canterbury, líder máximo da Igreja Anglicana, promoveu e que apontou para o número crescente de casais que já têm filhos e que procuram a igreja para buscar a bênção matrimonial.
Estatísticas apontam que 44% das crianças nascidas na Grã-Bretanha são filhos e filhas de pais não-casados. Na Islândia e na Suécia crianças nascidas de casais ajuntados já são maioria, respectivamente, 66% e 55% do total.
Na Inglaterra, a liturgia dessas cerimônias está sendo denominada de “hatch and match” (tenha filhos e case-se). Com ela, a igreja abre essa possibilidade aos fiéis “na convicção de que o matrimônio oferece o melhor ambiente para as relações sexuais e para educar os filhos”.
Segundo o jornal italiano La Stampa, o “pacote” litúrgico da celebração do matrimônio dos pais e do batismo dos filhos custa 300 euros (cerca de 810 reais).
Fonte: ALC