O papa Bento XVI tem a intenção de visitar a Terra Santa em maio, anunciou em Jerusalém o Patriarca Latino, Fouad Twal, em sua mensagem de Natal.
A próxima visita do papa à Terra Santa foi falada há algumas semanas em Roma, mas a declaração de Twal significa a primeira vez que um alto hierarca da Igreja Católica local confirma a viagem.
A viagem à Terra Santa, que incluirá Jordânia, Israel e os territórios palestinos, apesar das dificuldades do processo de paz e dos problemas entre o Governo israelense e a Santa Sé, foi informada semana passada pelo jornal italiano “Il Foglio”.
O pontífice chegará à Jordânia em 8 de maio e ali permanecerá por três dias, segundo o periódico.
“É com prazer que gostaria de anunciar o desejo de Sua Santidade o papa Bento XVI de visitar em maio a Terra Santa como peregrino”, comentou Twal.
O arcebispo é a principal autoridade católica na diocese da Terra Santa, formada por Israel, Jordânia, a Autoridade Nacional Palestina (ANP) e o Chipre.
“O Supremo pontífice deseja rezar conosco e por nós, e adquirir um conhecimento de primeira mão das duras condições de nossa região”, completou.
Twal espera que “esta peregrinação e visita pastoral de nosso Pontífice seja uma bênção para todos nós, assim como também uma contribuição substancial para um melhor entendimento entre as várias nações de nossa região”.
A peregrinação de Bento XVI está prevista para a segunda semana de maio, e será a segunda vez que um pontífice participará – João Paulo II, seu antecessor, o fez em 2000.
Consultada pela Agência Efe, fontes da Presidência israelense não quiseram confirmar a visita. “Segundo o protocolo, só o Vaticano pode fazê-lo”, limitaram-se a dizer.
Fonte: EFE