O arcebispado de Guadalajara, cidade mexicana que sediará os Jogos Panamericanos este mês, pediu uma “trégua panamericana” diante da onda de violência que tem assolado a região nos últimos anos.

“Pensar nos Jogos Panamericanos 2011 nos permite almejar novamente uma trégua de paz”, enfatizou um editorial da revista El Semanário, que é ligada ao arcebispado.

A arquidiocese fez um chamado “à paz”, especialmente durante a competição, pedindo o início de “uma campanha de oração” para que haja pacificação no estado de “Jalisco e no México”.

A publicação ainda destacou que “Estados Unidos e Canadá têm demonstrado preocupação pelos atos de violência que foram registrados em Jalisco recentemente” e que, desta forma, algumas delegações e comitivas terão seu próprio esquema de segurança durante os jogos.

Segundo o El Semanário, em matéria de segurança, as autoridades mexicanas não pouparão esforços, mas, apesar das declarações dos altos-funcionários, que deveriam confortá-los, “a inquietude permanece”.

Os jogos representam um desafio para as forças de segurança do país diante da atual onda de violência que afeta o México e que já deixou mais de 50 mil mortos nos últimos cinco anos.

O governo enviou no fim do mês passado um contingente de 1.500 policiais federais à Guadalajara a fim de fortalecer o esquema de segurança local. Eles se juntariam a outros 500 oficiais que se encontravam no município.

O México sediará a partir de 14 de outubro os Jogos Panamericanos. A última edição aconteceu em 2007 no Rio de Janeiro. A competição deve reunir cerca de 5.900 esportistas de 42 países do continente americano.

[b]Fonte: Ansa[/b]

Comentários