A Carreta Solidária vai ajudar as vítimas das enchentes no RS. (Foto: Divulgação/Notícias Adventistas).
A Carreta Solidária vai ajudar as vítimas das enchentes no RS. (Foto: Divulgação/Notícias Adventistas).

A carreta solidária da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) chegou ao Rio Grande do Sul no domingo (5) para ajudar as vítimas das enchentes que assolou o estado.

Mais de 200 mil estão desabrigados em 388 cidades atingidas. No total, 844 mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas. Além disso, a população atingida enfrenta falta de água, energia elétrica e internet.

A carreta equipada tem a capacidade de preparar 1.500 refeições quentes por dia, e lavar e secar 105 quilos de roupa por turno.

A unidade móvel da Igreja Adventista permanecerá na cidade de Igrejinha, no Parque da Oktoberfest, pelos próximos 15 dias, e poderá ser enviada para outros municípios, conforme a necessidade.

Horário de atendimento

O horário para lavagem de roupas dos desabrigados pelas enchentes é das 9h às 18h. Já a distribuição de refeições acontece às 12h e às 18h.

A carreta solidária também vai servir de ponto de arrecadação de doações de alimentos, roupas, água, itens de limpeza e higiene pessoal.

“Estamos comprometidos em aliviar o sofrimento das comunidades afetadas, mobilizando todos os recursos disponíveis para responder eficazmente a esta crise”, declarou Fábio Salles, diretor da ADRA Brasil.

Gestão de abrigos

Além disso, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a equipe da ADRA realizará a gestão dos abrigos que estão recebendo pessoas desalojadas em Porto Alegre.

A ADRA iniciou uma campanha de doação nacional através de seu pix sos@adra.org.br.

“O objetivo é oferecer vouchers multipropósito às famílias para que possam comprar alimentos, itens de higiene, itens de limpeza e até utensílios para o lar, ajuda que acreditamos ser fundamental nesse primeiro momento da resposta”, explicou o coordenador de Emergências da ADRA Brasil, André Alencar.

Fonte: Guia-me com informações de Notícias Adventistas

Comentários