O Ministério do Interior da Faixa de Gaza, controlado pelo Hamas, anunciou nesta quinta-feira (19) que a Igreja Ortodoxa Grega de São Porfírio, a mais antiga de Gaza, foi bombardeada por Israel.
Localizada na seção de al-Zaytun da Cidade Velha de Gaza, o templo de mais de 1.500 anos de história servia de abrigo para centenas de cristãos e muçulmanos que tentam se proteger da guerra.
Testemunhas disseram à agência AFP que o ataque parecia ter como alvo um ponto próximo ao local de culto. O exército israelense ainda não confirmou que atingiu a igreja e está verificando os relatos.
Fontes ouvidas pela agência dizem que a fachada da igreja foi danificada e um edifício adjacente desabou, causando ao menos duas mortes e deixando muitos feridos. Não há informações sobre o número exato de vítimas até o fechamento desta reportagem.
O Patriarcado Ortodoxo de Jerusalém divulgou um comunicado expressando a sua “mais forte condenação” ao ataque contra a igreja. A denominação afirmou que “visar as igrejas e as suas instituições, juntamente com os abrigos que fornecem para proteger cidadãos inocentes, especialmente crianças e mulheres que perderam as suas casas devido aos ataques aéreos israelitas em áreas residenciais no passado treze dias, constitui um crime de guerra que não pode ser ignorado”.
Fonte: Pleno News