Para Antônio Flávio Pierucci, professor do Departamento de Sociologia da USP, a igreja Renascer pode continuar crescendo no Brasil mesmo após os escândalos que envolvem o casal de bispos Estevam Ernandes Filho e Sônia Haddad.
“As religiões crescem toda vez que você tem algo contra elas que pode ser apresentado como perseguição”, disse o sociólogo, autor de livros sobre o assunto.
Pierucci não se disse surpreso com as acusações contra o casal. “Algumas igrejas crescem assustadoramente em áreas onde é forte a presença do crime organizado. Não podemos levantar suspeitas, mas podemos fazer uma correlação dos fatos.”
Segundo o sociólogo, o grande diferencial das igrejas neopentecostais, como a Renascer, está na mensagem de que o evangelho não é incompatível com a sociedade de consumo. “Uma característica é lidar com o dinheiro sem nenhum prurido.”
Para Pierucci, outro ponto importante na trajetória da Renascer, dona da Rede Gospel de TV, é a utilização dos meios de comunicação, que transmite a impressão de que a igreja é maior do que é.
Fonte: Folha de São Paulo