Uma antiga igreja presbiteriano abriga a cervejaria The Lost Abbey. (Foto: Cortesia de The Lost Abbey).
Uma antiga igreja presbiteriano abriga a cervejaria The Lost Abbey. (Foto: Cortesia de The Lost Abbey).

Nos últimos dois anos, durante a pandemia da Covid-19, um fenômeno controverso foi registrado nos Estados Unidos: templos históricos de igrejas fechadas se tornaram cervejarias.

Desde 2020, oito novas cervejarias em igrejas abriram no país, como uma das consequências do declínio do cristianismo na América. De acordo com o Religion News Service, hoje há cerca de 30 tavernas em templos cristãos, que se esvaziaram.

Uma Igreja Metodista da cidade de East Haven, no estado de Connecticut, construída em 1876, foi comprada e transformada na cervejaria Dirt Church Brewing Co. As empresárias Cronin e Lindsay construíram a taverna na antiga capela, ao lado do templo, e a igreja agora é usada como galeria de arte e espaço para eventos.

“Minha mãe, se ela estivesse viva hoje, acho que daria uma grande risada com o que comprei. Eu me vi cercado por uma igreja quando era o último lugar na terra que eu queria ir quando criança”, disse Lindsay ao Religion News Service.

A cervejaria hospedada na igreja centenária também oferece passeios de bicicleta, caminhada e corrida pela região, aos domingos.

Em San Diego, na Califórnia, a irreverente cervejaria The Lost Abbey (“A Abadia Perdida”, em português) inaugurou uma franquia em uma igreja presbiteriana mexicana, construída em 1906. “Este edifício caiu em ruínas e provavelmente teria sido demolido se não fosse pelos desenvolvedores que o salvaram”, afirmou Tomme Arthur, cofundador da empresa.

A The Lost Abbey foi fundada em 2006 com o objetivo de oferecer cervejas inspiradas nas tradições de fabricação monástica belga. Segundo o slogan da marca, a taverna oferece cervejas para “pecadores e santos”.

O novo bar em San Diego é decorado e organizado “brincando” com o tema religioso. O local é dividido em dois lados, um para pecadores e outro para santos, com decorações correspondentes. Na área dos “santos” há uma estátua de São Pedro e na área dos “pecadores” existe uma estátua de Maria Madalena – personagem bíblica que é identificada de forma errada como uma prostituta.

Os nomes das cervejas do cardápio também tem inspiração na Bíblia, como “Cerveja da Serpente”, “Os 10 Mandamentos”, “Presente dos Magos” e “Dia do Julgamento”.

Já a nova cervejaria inaugurada na Igreja de São Miguel Arcanjo, em Baltimore, chamada The Ministry of Brewing (“Ministério da Cerveja”, em português), faz questão de evitar referências religiosas na comercialização das bebidas.

A cervejaria The Ministry of Brewing na Igreja de São Miguel Arcanjo. (Foto: Cortesia de The Ministry of Brewing).

“No que diz respeito a termos religiosos, imagens, coisas assim, já sabemos que estar em uma igreja é uma coisa sensível para muitas pessoas, então não estamos tentando tocar nisso”, explicou o gerente da loja, on Holley.

A igreja de São Miguel foi construída em 1857 e abrigava uma congregação católica alemã e, por último, foi uma congregação de língua espanhola antes de fechar por causa do custo de manutenção.

Depois de uma reforma e restauração de elementos originais que durou dois anos, o templo foi reaberto para o público como uma taverna, em janeiro de 2020. Os antigos bancos da igreja deram lugar a mesas e cadeiras de bar.

Fonte: Guia-me com informações de Religion News Service

Comentários