Os anéis olímpicos é um dos símbolo das Olimpíadas
Os anéis olímpicos é um dos símbolo das Olimpíadas

Enquanto Paris e toda a França se preparam para a inauguração dos Jogos Olímpicos (26 de julho), as igrejas evangélicas estão trabalhando em rede para “conectar, colaborar e cultivar” a mensagem cristã.

Ensemble 2024 (Juntos) é uma “coalizão de igrejas, ministérios e indivíduos, todos buscando tornar Cristo conhecido em palavras e ações durante as Olimpíadas”, disse Matthew Glock, coordenador nacional do esforço, ao Evangelical Focus.

Grupos de trabalho em cerca de 10 cidades (incluindo, é claro, a capital Paris) começaram a organizar eventos relacionados a esporte, ajuda social, música, artes, bem como campanhas de divulgação.

Um exemplo dessas iniciativas locais é uma semana inteira de eventos em Grenoble, com torneio de vôlei, concertos, um dia de caminhada, competições de futebol, reuniões de oração unidas, distribuição de materiais evangelísticos e um festival ao ar livre.

Outro exemplo são os Jogos Infantis de quatro dias organizados pela igreja evangélica em Le Mée sur Seine.

Muita expectativa

Matthew Glock vê “muita expectativa e também ansiedade entre os franceses”. As pessoas percebem que os Jogos Olímpicos de Paris serão “uma grande coisa”.

A iniciativa de rede de igrejas e organizações cristãs “foi criada para incentivar esforços de colaboração que durariam além dos Jogos Olímpicos”. As igrejas têm o potencial de trabalhar juntas para atingir “vários temas ou esferas da sociedade”, acrescenta ele.

A oração também é fundamental no esforço do Ensemble 2024. O Conselho Nacional de Evangélicos da França (CNEF) está liderando esse esforço. Além disso, uma campanha global de oração será lançada com a International Prayer Connect.

Como orar

Perguntado sobre pontos específicos de oração para aqueles que estão acompanhando as Olimpíadas de Paris do exterior, Matthew Glock mencionou três.

Em primeiro lugar, “unidade em Cristo: Que nossa unidade em Cristo seja evidente na maneira como trabalhamos juntos e com aqueles a quem servimos”. Depois, “corações preparados: Que Deus tenha o prazer de usar nossos esforços para levar a verdade do Evangelho àqueles que Ele preparou. Que muitos cheguem à fé”.

Por fim, os cristãos do país pedem “frutos duradouros: Que as lições aprendidas por meio de nossa colaboração durante as Olimpíadas produzam mudanças duradouras na maneira como as igrejas e os ministérios trabalham juntos pela causa do Evangelho na França”.

Folha Gospel com informações de Evangelical Focus

Comentários