O santuário histórico da Primeira Igreja Batista de Dallas foi incendiado na noite de sexta-feira, 19 de julho. A causa do incêndio ainda não é conhecida. O edifício do santuário de tijolos vermelhos em estilo vitoriano foi construído em 1890 e é um marco histórico do Texas reconhecido.
De acordo com relatos da mídia, o Dallas Fire and Rescue recebeu uma chamada às 18h05 de sexta-feira sobre um prédio em chamas no centro de Dallas.
Os bombeiros responderam e, 15 minutos após a primeira chamada, foi solicitado um segundo chamado. Em seguida, por volta das 19h30, a cena foi atualizada para um incêndio com três chamados. Um quarto chamado foi acionado por volta das 20h15. O Dallas Morning News informou que “mais de 60 unidades foram enviadas para responder ao incêndio na estrutura”.
A igreja divulgou uma declaração no X às 21h34 dizendo que o incêndio foi extinto, mas os bombeiros ainda estavam trabalhando no local.
A Primeira Igreja Batista de Dallas tem uma história indelével dentro da Convenção Batista do Sul, tendo sido pastoreada pelos ex-presidentes da SBC George W. Truett e W. A. Criswell. Atualmente liderada por Robert Jeffress, a Primeira Igreja Batista de Dallas registrou um número de membros de quase 16.000 em 2023.
A igreja atualmente cultua em uma instalação de última geração, inaugurada em 2013, adjacente ao santuário histórico.
Jeffress postou no X na sexta-feira à noite pedindo orações pela igreja, dizendo: “Tivemos um incêndio no Santuário Histórico. Até onde sabemos, ninguém está ferido ou machucado, e agradecemos a Deus por Sua proteção. Ele é soberano mesmo nos momentos mais difíceis”.
“Continuamos a louvar a Deus por Sua mão protetora em nossa igreja”, declarou a Primeira Batista de Dallas em uma postagem no Facebook na sexta-feira à noite.
O santuário histórico abrigava o culto contemporâneo da Primeira Igreja Batista de Dallas todas as semanas, chamado de Band-Led Service. Havia um culto especial de VBS programado para este domingo, 21 de junho. A igreja sediou sua Escola Bíblica de Férias anual nesta semana.
“Somos gratos por nenhuma vida ter sido perdida, pelo que sabemos, apesar de termos tido 2.000 crianças e voluntários no campus para a Escola Bíblica de Férias no início do dia”, disse Jeffress em uma declaração à Baptist Press.
“Por mais trágica que seja a perda desse antigo santuário, somos gratos pelo fato de a igreja não ser de tijolos e madeira, mas composta por mais de 16.000 pessoas que estão determinadas, mais do que nunca, a alcançar o mundo para o evangelho de Cristo.”
O campus da igreja consiste em vários edifícios em uma área de seis quarteirões no centro de Dallas. No momento, não se sabe se outros prédios foram danificados no incêndio.
De acordo com uma declaração da igreja, “O histórico santuário era um marco importante no centro de Dallas. Foi o local das visitas dos presidentes Woodrow Wilson, Gerald Ford e George H. W. Bush. O presidente Donald Trump visitou o novo centro de adoração da igreja em 2021”.
Embora o falecido evangelista Billy Graham não residisse em Dallas, ele foi membro da igreja de 1953 até 2008, quando mudou sua filiação para mais perto de sua casa na Carolina do Norte, informou o The Dallas Morning News na época.
Jeffress, que tem servido como pastor sênior desde 2007, cresceu na Primeira Igreja Batista de Dallas e foi orientado por Criswell. A igreja declarou que “ele foi batizado no Santuário Histórico aos 9 anos de idade, ordenado lá quando tinha 21 anos, e guarda muitas lembranças da igreja”.
“Agradecemos ao Corpo de Bombeiros de Dallas e ao Departamento de Polícia de Dallas por sua ação rápida, coragem e ajuda contínua”, acrescentou Jeffress.
Folha Gospel com informações de Christianity Today e The Christian Post