Figura que desperta polêmica por onde passa, o folclórico Inri Cristo, que se diz a reencarnação de Jesus Cristo, anunciou que vai se mudar para Brasília. Ele reside desde o início da década de 80 em Curitiba, onde estabeleceu a sede de sua igreja.
A maior parte dos móveis já foi transferida para Brasília, e Inri Cristo deve seguir para a capital federal nos próximos dias.
”No estatuto da Suprema Ordem Universal da Santíssima Trindade (Soust), estava escrito que a sede seria em Brasília. Em Curitiba, era provisória. O Senhor me colocou em Curitiba, a segunda capital mais alta do Brasil, para eu passar o tempo da reprovação. Agora, vou para Brasília, que é a capital mais alta. A altitude é importante, foi pela mesma razão que eu dei o sermão na montanha”, disse Inri Cristo.
”O período em Curitiba foi necessário, inevitável. Em Lucas, capítulo 17, versículos 25 a 35, está previsto que eu seria rejeitado pela minha geração antes de ser reconhecido. Em qualquer lugar que eu esteja, ouço vozes contra mim. Por isso, o Senhor escolheu Curitiba. Foi aqui, em 2000, que o Tribunal de Justiça reconheceu minha identidade como Inri Cristo. Isso quer dizer que o meu reconhecimento está próximo. Até eu ser reconhecido pela Justiça, eu vivi no Brasil como apátrida. Meu pai disse que era necessário eu viver sem pátria, como fizeram com os judeus”, apontou.
Iuri Thais nasceu em Santa Catarina, em 1948. Ele alega que desde a infância obedece a uma voz que fala no interior de sua cabeça. Em 1969, aos 21 anos, Inri Cristo passou a se dizer profeta. Em 1979, submeteu-se a um jejum em Santiago do Chile. Inri Cristo afirma que foi nessa ocasião que Deus lhe falou que ele era a reencarnação de Jesus Cristo. Após peregrinar por vários países, em 1982 ele instituiu a Soust em Belém do Pará e estabeleceu a sede em Curitiba. Inri Cristo afirma que a ordem seria a substituta da Igreja Católica.
Em Brasília, ele irá organizar um plebiscito. ”Meu pai diz que eu devo articular um plebiscito para decidir se devo ou não falar diretamente. O povo brasileiro precisa se pronunciar. Eu sou vítima de boicote. Toda vez que falo na TV, aparece alguém para me contradizer, para me interromper. Nenhum líder conduziu seu povo sem falar com ele. Eu preciso me pronunciar sem interrupções. O povo precisa decidir se quer me ouvir”, explicou.
Inri Cristo afirmou que o plebiscito só deverá ocorrer a partir do ano que vem, depois das eleições. ”Aliás, quero deixar claro que não sou candidato a nada. Já vim ao mundo com um mandato, da parte do meu pai”, disse.
Fonte: Folha de Londrina