Inscrição do rei Dario diz ‘Ano 24 de Dario’. (Foto: Yoli Schwartz/Autoridade de Antiguidades de Israel)
Inscrição do rei Dario diz ‘Ano 24 de Dario’. (Foto: Yoli Schwartz/Autoridade de Antiguidades de Israel)

Foi descoberta uma inscrição contendo o nome do rei persa Dario, o Grande, no Parque Nacional Tel Lachish, sendo a primeira vez que o nome do monarca aparece em qualquer lugar de Israel.

Segundo o Jerusalem Post, a descoberta foi feita por Eylon Levy, assessor de mídia internacional do presidente israelense Isaac Herzog.

O achado aconteceu por acaso, quando Levy encontrou um fragmento de cerâmica de 2.500 anos com as letras inscritas do rei do Antigo Testamento e o relatou à Autoridade de Antiguidades de Israel.

Dario, o Grande, é descrito como o pai do rei Assuero, também conhecido como Xerxes, da história de Purim, relatada no Livro de Ester.

“Quando peguei o ostracon [pequena lasca ou pedaço de cerâmica, madeira ou pedra que era usada no mundo antigo para escrever mensagens curtas ou notas] e vi a inscrição, minhas mãos tremeram. Olhei para a esquerda e para a direita em busca das câmeras porque tinha certeza de que alguém estava pregando uma peça em mim”, disse Levy.

“Quando eu estava andando por aqui com um amigo apenas explorando a história, eu estava revirando pedaços de cerâmica e pedras na minha mão e, de repente, encontrei algo que tinha letras e pensei que aquilo era bom demais para ser verdade”, acrescentou Levy.

Descoberta analisada

Após encontrar o fragmento, Levy o relatou à Autoridade de Antiguidades de Israel. Ele disse que três pessoas na organização estavam céticas de que fosse verdadeiro, mas ficaram intrigadas com o que Levy havia encontrado.

Levy diz que algumas semanas depois recebeu um telefonema de Saar Ganor, da Autoridade de Antiguidades de Israel, que disse estar “vindo dos laboratórios dos Manuscritos do Mar Morto. Passamos por três scanners. Isso é autêntico. Nenhuma [técnica] moderna tinha poderia fazê-lo e é de dois mil e quinhentos anos atrás, antes da história de Purim.”

A descoberta foi analisada por Ganor e pelo Dr. Haggai Misgav, da Universidade Hebraica de Jerusalém. Ambos confirmaram que o artefato datava da administração real persa em Laquis, no período aquemênida, na virada do século V a.C.

A inscrição diz “Ano 24 de Dario”, que remonta a 498 AEC. O reinado do rei começou em 522 a.C. e terminou em 486 a.C.

Eli Escuzido, diretor da Autoridade de Antiguidades de Israel, afirmou que “é incrível que os visitantes do local encontrem uma inscrição tão rara ‘revivendo’ o rei persa Dario conhecido por nós pelas fontes [de águas].”

E continua: “Seu filho, o rei Assuero, nunca poderia imaginar que nós encontraríamos evidências de seu pai em Israel 2.500 anos após os dramáticos eventos em sua corte real!”

Dario e Assuero

Dario, o Grande, também conhecido como Dario I, foi um dos governantes mais famosos do Império Aquemênida, também conhecido como Império Persa.

Ele assumiu o governo em uma época de caos, embora tenha conseguido reorganizar o que era o maior império do mundo antigo em satrapias [divisão administrativa do Império Persa] coerentes, autoridade centralizada com grandes projetos de construção e medidas monetárias, além de promoção da língua aramaica.

Dario também é citado diversas vezes em diversos livros, tendo aparecido em Ageu, Zacarias, Esdras e Neemias. Alguns estudiosos também acreditam que ele seja a mesma pessoa ou uma das inspirações de Dario, o medo, uma figura central no livro de Daniel.

Dario teve vários filhos e, embora nenhum deles se chamasse Assuero em persa ou aramaico, seu filho e sucessor mais famoso, Xerxes I, também conhecido como Xerxes, o Grande (chamado Khshayarsha em persa), foi ligado ao governante persa de a história de Purim.

Fonte: Guia-me com informações de Jerusalém Post

Comentários