Instituições de ensino vinculadas à Igreja Metodista no Rio Grande do Sul estão se aliando com vistas à criação de uma universidade.
“Vivemos um momento de união das forças, um período extremamente rico para o metodismo no Estado”, enfatizou o professor Francisco Cetrulo, diretor de unidade do Instituto Metodista Centenário, a mais nova instituição a integrar a Rede Metodista de Educação do Sul.
A decisão, firmada em reunião do Conselho Diretor do Instituto Centenário, consagra o processo de integração das instituições ligadas à Igreja Metodista no Estado. A Rede reunirá o Instituto Metodista de Educação e Cultura (IMEC), o Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista (IPA), o Instituto Metodista União (IMU), de Uruguaiana, e, a partir de agora, o Instituto Metodista Centenário (IMC), que engloba o Colégio Centenário e a Faculdade Metodista, da cidade de Santa Maria.
Segundo o professor Cetrulo, essa integração entre as instituições de ensino faz parte de um projeto geral da Igreja Metodista do Brasil e representa o caminho adequado para a manutenção do projeto de ensino da igreja num período de forte concorrência na área da educação. “Nós temos cursos de excelência e uma tradição de mais de 130 anos”, frisou.
Em entrevista à ALC, Cetrulo confirmou o envio do projeto da nova universidade ao Ministério da Educação (MEC) até julho de 2007, mas acredita que a resposta dos avaliadores não levará menos de um ano. “Estamos enfatizando a área da pesquisa para atingirmos o padrão de qualidade exigido pelo MEC nesta área e assim pleitear o direito a ser universidade”, sublinhou.
No caso de resposta positiva do MEC, a universidade metodista disponibilizará de 31 cursos e terá 13 mil alunos distribuídos nos cinco campus de Porto Alegre, mais os de Uruguaiana e de Santa Maria.
“Nosso planejamento final para os próximos cinco anos é termos 20 mil alunos”, anotou Cetrulo, que destacou a vocação natural das instituições de ensino da rede metodista para a área da saúde.
O Instituo Metodista Centenário de Santa Maria, cidade localizada a 290 km de Porto Alegre, nasceu com as atividades do Colégio Centenário, fundado em março de 1922 pelas missionárias norte-americanas Eunice Andrew e Louise Best. A Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) foi criada em 1998, com o intuito de solidificar a educação metodista na região centro do Estado.
Fonte: ALC