Cristãos durante culto em uma igreja no Irã. (Foto: Reprodução/CBN News)
Cristãos durante culto em uma igreja no Irã. (Foto: Reprodução/CBN News)

À medida que a Igreja clandestina continua a crescer no Irã, de maioria muçulmana, os tradutores da Bíblia estão arriscando as suas vidas para levar o Evangelho aos dialetos locais, para que os seus amigos e vizinhos possam ter acesso à palavra escrita de Deus pela primeira vez.

Através do trabalho da agência de tradução “UnfoldingWord” , os cristãos no Irã e em todo o mundo têm sido capazes de traduzir eles próprios o Evangelho para mais línguas nativas.

Evan Thompson, que preferiu usar um nome fictício para sua segurança, representante da “UnfoldingWord” falou sobre o trabalho da agência.

“Há 1,45 bilhão de pessoas no mundo que falam cerca de 5.500 línguas que não têm a Bíblia inteira em suas línguas maternas. … A Igreja se expandiu exponencialmente nos últimos 20 anos. E o que essas pessoas aprenderam é que você pode levar alguém a Cristo, mas se não tiverem uma igreja, não sobreviverão por conta própria”, disse Thompson.

“Você pode começar uma igreja, mas se essa igreja não tiver a Bíblia em sua linguagem central, ela normalmente durará apenas uma geração. O Irã, por exemplo, tem igrejas que operam clandestinamente. E há milhares de igrejas clandestinas em muitos outros países do mundo”, acrescentou.

A UnfoldingWord, uma organização sem fins lucrativos que existe há cerca de sete anos, “trabalha com líderes da Igreja em todo o mundo que procuram estabelecer as suas igrejas na sã doutrina, mas não têm acesso a traduções da Bíblia nas línguas que o seu povo fala”.

Um dia na vida dos tradutores iranianos da Bíblia

O Christian Post ouviu falar de duas mulheres iranianas que arriscaram suas vidas para ajudar a traduzir histórias da Bíblia, do farsi, língua oficial do Irã, para outros dialetos iranianos para evangelização.

Ambas as tradutoras da Bíblia optaram por não fornecer seus nomes verdadeiros para proteger suas identidades e manter sua segurança.

A primeira mulher, usando o nome de Miriam, disse que entregou seu coração a Cristo depois de perceber que era “filha de Deus”.

Miriam faz parte de um grupo étnico iraniano composto por milhões de nativos. Ela diz que é muitas vezes tratada como uma cidadã de segunda classe devido à forma como as pessoas de outros grupos étnicos veem o seu estatuto no seu grupo étnico.

A vida de Miriam poderá estar em perigo se o governo iraniano descobrir que ela segue Jesus na República Islâmica, que a Portas Abertas classifica como o oitavo país mais hostil para os cristãos.

“Deus é meu Pai. Sinto-me profundamente honrada por fazer parte deste trabalho de levar a Palavra de Deus ao meu povo”, disse Miriam.

Apesar de ter filhos e saber que sua vida está em risco por acreditar em Jesus, Miriam disse que não vai parar de trabalhar para traduzir o Evangelho para a linguagem do seu coração.

“Não consigo nem imaginar deixar este trabalho inacabado. Devo concluí-lo e ver o resultado. Quero ver meus entes queridos experimentarem a salvação em Cristo. Este é o meu sonho: que meu povo possa falar sobre Deus e falar Seu nome livremente, sem qualquer hesitação; sem qualquer medo eles possam falar sobre Deus”, disse ela.

Miriam foi apresentada ao cristianismo através de um amigo na faculdade que lhe deu um Novo Testamento em farsi. Ela teve que ler a Bíblia sozinha e em segredo, um ato que a deixou sem uma compreensão clara da fé cristã.

Após a faculdade, Miriam casou-se com um membro de uma família estritamente muçulmana. Mas, por mais que tentasse adaptar-se às rígidas práticas religiosas do Islã, ela não conseguia encontrar Deus como muçulmana.

Miriam disse que só entregou a sua vida inteiramente a Jesus depois de ouvir falar do Transform Iran, um curso online oferecido no Irã que cobria os ensinamentos básicos do Cristianismo.

Ela assistia às aulas secretamente por meio de diversas plataformas digitais. E durante uma das aulas, ela entregou sua vida a Cristo.

Após sua conversão, o marido de Miriam a pegou um dia assistindo ao pastor do Transform Iran na televisão.

Miriam não conseguia mais esconder do marido a verdade sobre sua fé.

“Pela graça de Deus, ele não ficou zangado. Ele disse: ‘Sei que você é uma mulher séria e se isso é importante para você, está tudo bem'”, lembrou Miriam.

O marido de Miriam começou a assistir às aulas com ela e, vários meses depois, também entregou sua vida a Cristo.

Antes da conversão de seu marido, o pastor da Transform Iran perguntou-lhe se ela se envolveria na tradução da Bíblia por causa de sua experiência na linguagem do coração.

Miriam aceitou a oferta mesmo que isso significasse arriscar a vida para ajudar a traduzir a Bíblia para mais línguas iranianas.

“Não estamos autorizados a estudar as línguas do nosso coração nas escolas públicas iranianas. Esta é uma limitação para o nosso povo. Tenho esta especialidade e experiência linguística, este conhecimento para poder ajudar o meu próprio povo. Pessoas como a minha mãe podem ler este livro “, disse Míriam.

“Tenho uma Bíblia em farsi e posso lê-la. Mas não consigo entender os conceitos mais complicados dela porque o farsi não é a língua do meu coração. Não consegui estabelecer uma relação com a Bíblia em farsi. Sou muito fluente em farsi. Estudei muito e tive ótimos professores. Mesmo assim, não consigo estabelecer uma relação com a Bíblia em farsi”, continuou ela.

“E quanto a outras pessoas que não têm minhas vantagens educacionais? Minha família e amigos? Ter o Evangelho na linguagem do meu coração torna muito mais fácil falar com minha família sobre Jesus. Eles podem entendê-Lo e aceitá-Lo facilmente.”

‘Jesus me alimentou’

Outra tradutora da Bíblia iraniana que usa o pseudônimo Stella aceitou Jesus em seu coração depois que seu marido morreu de câncer.

Após a morte do marido, Stella ficou sozinha para cuidar do filho. Durante esse tempo, ela confiou na paz de Deus como sua única esperança.

“Deus me ajudou. O Nome de Jesus Cristo estava em minha vida. Eu não precisava de ninguém. Jesus me alimentou, me vestiu e me deu paz”, disse ela.

​​Stella aprendeu mais sobre Deus através de uma Bíblia traduzida para o persa. No início, ela pensou que o Cristianismo era uma religião. Mas agora ela entende que o cristianismo é um relacionamento.

“Quando eu era um novo crente, pensava: ‘OK, vou simplesmente mudar de religião’. Mas, quando conheci o Espírito Santo, entendi que isso é um relacionamento, não uma religião”, disse Stella.

Stella está atualmente trabalhando na tradução da Bíblia para a língua do seu coração. Sua cunhada tornou-se cristã graças ao seu trabalho de tradução da Bíblia. Stella trabalhou durante cinco anos ao lado de sua família enquanto eles a ajudavam a revisar a tradução da Bíblia, e agora ela trabalha como parte de um grupo maior de tradução da Bíblia.

“Eu amo minha língua materna. Estou contando a poesia; escrevo o contexto. Eu escrevo a frase. Eu gravo. … Eu sei que tudo isso é obra de Deus para nós. Deus quer que façamos isso. … Eu sou pensando na minha mãe, no meu pai, na minha infância. E em todos que não têm isso agora. Quero muito levar Deus para minha cidade e para o meu povo”, disse ela.

Uma extrema necessidade de traduções da Bíblia

Antes do desdobramento do UnfoldingWord ser lançado, as agências tradicionais de tradução da Bíblia em todo o mundo fizeram um “trabalho maravilhoso” e continuam a fazê-lo, observou Thompson.

No entanto, ele disse que o número de tradutores ocidentais da Bíblia que as agências de tradução da Bíblia podem enviar para o exterior está diminuindo e a demanda por tradução da Bíblia está aumentando rapidamente.

“O grupo que fundou o UnfoldingWord desenvolveu uma maneira de resolver este problema. Chamamos isso de tradução da Bíblia centrada na igreja. … É a tradução da Bíblia incorporada na vida da Igreja como parte de seu discipulado”, observou Thompson.

“A maioria dessas pessoas não alcançadas tem vizinhos que conhecem a Cristo e estão levando o Evangelho até eles. E o que o desdobramento da Palavra faz é equipar a Igreja em cada grupo de pessoas com o objetivo de traduzir a Bíblia em todos os idiomas”.

Para ajudar as igrejas locais a traduzir a Bíblia, o UnfoldingWord fornece aos grupos de pessoas software de código aberto e conteúdo bíblico de licença aberta que está quebrando as barreiras de direitos autorais dos textos originais.

A organização também possui guias de tradução abrangentes para responder a questões difíceis de tradução da Bíblia. A organização oferece educação doutrinária essencial para proteger a integridade teológica das traduções.

“UnfoldingWord oferece treinamento para equipes indígenas de tradução da Bíblia por meio do Zoom e, às vezes, em locais neutros”, disse Thompson.

Os locais de treinamento são mantidos em segredo para proteger os participantes em certos países onde a prática do Cristianismo não é aceita.

“Nosso treinamento permite que equipes indígenas de tradução da Bíblia sejam capazes de usar as melhores práticas quando estão traduzindo a Bíblia para si mesmas. Uma das maneiras pelas quais gosto de dizer isso é: ‘Não fazemos traduções da Bíblia. Ajudamos a desenvolver tradutores da Bíblia.’ Porque é disso que a Igreja realmente precisa em todo o mundo”.

Problemas para trazer traduções para o Irã

Thompson disse que o UnfoldingWord ajudou os nativos iranianos que traduziram a Bíblia para dezenas de línguas nativas.

No entanto, ele disse que existem algumas limitações infelizes na capacidade da organização de ajudar tradutores no Irã. Ele citou políticas governamentais rígidas que proíbem os iranianos de estudarem suas línguas maternas ou nativas em escolas públicas.

“Todos estes países opressores, como o Sudão, o Irã, e alguns outros que poderíamos citar, estão tentando islamizar toda a sua população. E uma das formas de o fazerem é forçando-os a falar esta língua nacional, e é fazendo com que suas línguas do coração morram”, disse Thompson.

No Irã, o governo reconhece o farsi como língua nacional. No entanto, muitos nativos falam outros dialetos iranianos com mais fluência.

“É muito parecido com qualquer pessoa que vem de algum outro lugar para a América, e nós os colocamos em escolas americanas para aprender inglês. A menos que sua família faça questão de manter suas línguas nativas… vivas em suas famílias, na segunda ou terceira geração, as crianças não conseguem mais falar sua língua nativa”, disse Thompson.

Os poucos responsáveis ​​por muitos

Miriam acredita que Deus a abençoou com uma enorme responsabilidade de ajudar a traduzir a Bíblia para mais línguas iranianas.

“Este não é apenas um livro científico. Esta é a Palavra de Deus. Senti alguma tensão. Fiquei com medo de não fazer o trabalho bem o suficiente, mas estou muito feliz em disponibilizá-lo para que meu pessoal possa estabelecer um relacionamento com a Bíblia. É por isso que me envolvi neste projeto de tradução da Bíblia”, disse ela.

Quando questionada se consegue imaginar o dia em que a Bíblia será concluída em ainda mais línguas iranianas, Miriam disse que levará muitos anos e não sabe se viverá o suficiente para ver a conclusão do projeto.

“Quero que meus filhos vivenciem o resultado do meu trabalho para que possam conhecer Jesus através da linguagem do coração. Nunca pensei que este projeto cresceria assim. Mas aprendi que não se trata apenas de mim”, disse Miriam.

“Preciso desta equipe que foi reunida. Por segurança, temos muitas pessoas trabalhando neste projeto secretamente. Pode haver vários cristãos numa família iraniana, mas eles não podem partilhar a sua fé uns com os outros abertamente”, continuou ela.

“Precisamos de mais pessoas que falem a linguagem do coração para continuar trabalhando neste projeto. … Quero pedir oração … para recrutar pessoas para o projeto que conheçam bem a nossa língua.”

Folha Gospel com informações de The Christian Post

Comentários