A Justiça francesa abriu uma investigação sobre a venda de camisetas com frases anti-semitas em uma loja da capital, Paris.
As camisetas, cinzas e sem mangas, são estampadas em alemão e polonês com a frase: “Proibida a entrada de judeus no parque”.
As estampas são reproduções de placas nazistas de 1940 que foram usadas na cidade polonesa de Lodz e tinham como alvo a comunidade judaica.
Cerca de 95% dos mais de 200 mil judeus que residiam na cidade morreram em campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
A assistente de vendas da loja parisiense, localizada no bairro de Belleville, afirmou que um cliente comprou cinco das camisetas por cerca de 18 euros (R$ 43) cada.
Ela disse ainda que não entendia o que as inscrições significavam. O bairro de Belleville, no leste de Paris, tem sido cenário de contínuas disputas entre grupos de jovens judeus e norte-africanos.
A França abriga uma das maiores comunidades judaicas fora de Israel, com um número estimado de cerca de meio milhão de pessoas.
Fonte: Folha Online