Entrou em vigor na cidade americana de Las Vegas nesta sexta-feira uma lei que proíbe que obras de caridade ofereçam comida aos sem-teto. Infratores estão sujeitos a uma multa de até US$ 1.000 e a pena de prisão de até seis meses.
Longe das luzes vibrantes e dos enormes cassinos, há cerca de 12 mil sem-teto na cidade – uma população que dobrou nos últimos dez anos.
Políticos locais dizem que a grande quantidade de cozinhas ambulantes que circulam pelos parques da cidade à noite para oferecer alimentos e bebidas a quem não tem onde morar só agrava o problema.
Organizações de defesa dos direitos humanos dizem que vão contestar a norma nos tribunais, mas as autoridades municipais alegam que há tantas cozinhas ambulantes que residentes e turistas evitam freqüentar áreas que deveriam ser públicas.
A administração espera que a lei estimule os sem-teto a procurarem centros apropriados de assistência social.
Mas críticos da medida dizem que o que se deseja com ela é esconder os problemas sociais de Las Vegas. Há três anos, a cidade foi considerada por uma organização assistencial como a mais mesquinha dos Estados Unidos.
A nova lei certamente não vai ajudar a melhorar a reputação da cidade.
Fonte: BBC Brasil