Explosão de bomba na Ucrânia lançada pelo exército da Rússia
Explosão de bomba na Ucrânia lançada pelo exército da Rússia

O vice-presidente de um ministério cristão internacional está pedindo às igrejas nos Estados Unidos que não esqueçam a guerra na Ucrânia, dizendo que as necessidades continuam grandes, embora a mídia americana tenha se movido amplamente para questões domésticas.

“Essas pessoas não têm casas. Ainda estão sendo mortas. Neste momento, a Rússia está bombardeando qualquer coisa em pé”, disse Dirk Smith, vice-presidente da Missão do Leste Europeu (EEM, sigla em inglês), ao Christian Headlines. A organização sem fins lucrativos de 61 anos publica, imprime e distribui Bíblias e materiais bíblicos em países da Europa, inclusive na Ucrânia.

A EEM está trabalhando com parceiros na Ucrânia e nas nações vizinhas da Polônia, Romênia, Hungria, Eslováquia e Moldávia para atender às necessidades físicas e espirituais dos cidadãos ucranianos. Estima-se que 12 milhões de ucranianos fugiram de suas casas desde a invasão russa em fevereiro.

A Ucrânia é uma das nações mais cristãs da Europa, com 78% da população se identificando com a Igreja Ortodoxa Ucraniana, 10% com a Igreja Católica Romana e 2% se autodenominando evangélicos.

A Rússia e a Ucrânia faziam parte da União Soviética, que se dissolveu em 1991. A Ucrânia posteriormente reivindicou sua independência.

“Conversei com alguns de nosso povo na Ucrânia ontem, e o ataque agora é pesado em Odesa, no Mar Negro. … Eles querem desesperadamente ir para casa. Mas não podem”, disse Smith ao Christian Headlines.

A mídia norte-americana, disse Smith, fez um péssimo trabalho na cobertura da crise nos últimos meses.

“Não receba suas notícias apenas da nossa mídia de notícias – na verdade, desligue esse lixo”, disse Smith, enfatizando que fontes diretamente da Ucrânia são mais confiáveis. “Mergulhe em fontes reais – vá para o Telegram [aplicativo] e outros lugares onde os ucranianos estão falando sobre isso, e você obterá deles. Eduque-se.”

Smith pediu oração. A assistência financeira, acrescentou, também é necessária. A Rússia invadiu a Ucrânia no momento em que a EEM estava lançando sua campanha de arrecadação de fundos de primavera para fornecer Bíblias para 800.000 crianças na Europa Oriental, inclusive na Ucrânia.

Mesmo em meio à guerra em curso, disse Smith, os ucranianos estão solicitando Bíblias.

“À medida que as necessidades que estamos ouvindo para ajuda humanitária são atendidas, a próxima coisa que nos é solicitada é Bíblias em seu idioma”, disse Smith. “Os ucranianos estão desesperados, e isso está causando um desejo e uma busca entre as nações que os cercam também. Vemos isso o tempo todo. Quando esta fundação artificial que eu estou pisando, que é este reino terreno – quando ela me falha, não importa o que possa ser, eu começo a procurar a fundação certa. Jesus”, fez a analogia. “Sobre o que a sua casa está construída? É construído na rocha ou na areia?”

Folha Gospel com informações de Christian Headlines

Comentários