Sete líderes da Igreja Golden Lampstand, uma megaigreja na província de Shanxi, foram formalmente acusados pela procuradoria no mês passado.
Em 7 de agosto do ano passado, nove líderes desta igreja doméstica foram presos em uma “operação de Segurança Pública bem preparada e coordenada”. O pastor Wang Xiaoguang e sua esposa, a evangelista Yang Rongli, ambos presos em 2009, estavam entre os detidos. Enquanto alguns deles foram libertados sob fiança aguardando julgamento, outros membros da igreja foram presos um mês depois.
Os formalmente presos em 27 de setembro incluem o pastor Wang Xiaoguang, Yang Rongli, Li Shuangping, Dong Yongyong, Zhao Guoai, Huo Zhuangping e Wu Linge. Eles foram acusados de “fraude” em 27 de dezembro e aguardam julgamento.
A megaigreja há muito se recusa a se juntar à Igreja dos Três Autos, sancionada pelo Estado. Sua congregação consistia de mais de 5.000 fiéis que preocupavam muito as autoridades. Não apenas o pastor Wang e sua esposa foram presos em 2009 por três e sete anos sob acusações fabricadas, mas o prédio da igreja também foi demolido com dinamite em 2018.
Embora a igreja tenha sido fortemente alvo e perseguida, de acordo com o pastor Bob Fu da China Aid, a igreja continua a crescer apesar da ausência de um prédio da igreja. Mesmo depois que os líderes foram levados, eles se comprometeram a adorar juntos.
Folha Gospel com informações de International Christian Concern