Centenas de líderes políticos e da Igreja reúnem-se entre hoje e domingo no Vaticano, numa conferência internacional para repensar a Europa e dar uma contribuição cristã para o futuro do projeto europeu.
A conferência “‘(Re) Pensando a Europa. Uma contribuição cristã para o futuro do Projeto Europeu” é organizada pelo Vaticano e pela Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE).
Na conferência estarão 350 pessoas, de 28 delegações de todos os países da UE: políticos, cardeais, bispos, sacerdotes, embaixadores, acadêmicos, representantes de diversas organizações e movimentos católicos e de outras denominações cristãs.
Entre as figuras estará o presidente do Parlamento Europeu, António Tajani, o vice-presidente da comissão europeia, Frans Timmermans e o secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin.
O bispo português Jorge Ortiga será um dos representantes de Portugal nesta iniciativa.
Em declarações à Lusa, o bispo disse que se espera uma reflexão e um contributo da Igreja para uma Europa na diversidade e na unidade.
No dia 28, o papa Francisco receberá em audiência políticos da União Europeia (UE) que vão participar na conferência.
Segundo os organizadores, o papa deverá reiterar o seu compromisso para uma reflexão comum sobre o futuro da União Europeia e recordar o apoio da igreja ao projeto de paz.
A conferência ‘(Re) Pensando a Europa. Uma contribuição cristã para o futuro do Projeto Europeu’, visa também assinalar o 60.º aniversário da assinatura do Tratado de Roma.
Fonte: Diário de Notícias – Portugal