Líderes religiosos na Coreia do Sul expressaram suas condolências após um acidente de avião no sudoeste do país matar pelo menos 179 pessoas.
O voo 7C2216 da Jeju Air de Bangkok, Tailândia, caiu no Aeroporto Internacional de Muan enquanto tentava pousar pouco depois das 09:00 hora local. Imagens do Boeing 737-800 pareciam mostrar o avião derrapando ao longo da pista antes de bater em uma parede e explodir em chamas.
O avião transportava 181 pessoas. Acredita-se que a maioria dos passageiros a bordo eram sul-coreanos, com exceção de dois cidadãos tailandeses. Dois sobreviventes — ambos membros da tripulação — foram retirados dos destroços e levados ao hospital.
O Conselho Nacional de Igrejas da Coreia, cujo presidente é o Rev. Kim Jong-hyeok, enviou uma mensagem de condolências às famílias das vítimas e sobreviventes e pediu que as pessoas se juntem a ele em orações pelos afetados.
“Oramos para que Deus conforte as famílias enlutadas e os feridos que sofreram grande tristeza devido a este acidente”, disse ele.
“Pedimos que as igrejas de todo o país orem juntas e que o governo e as autoridades relevantes lidem rapidamente com o acidente e tomem medidas para evitar que ele se repita.”
O secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, David Lammy, disse em um comunicado que estava “profundamente triste” com a notícia.
Em uma publicação na plataforma de mídia social X, ele disse: “Minhas sinceras condolências vão para o povo da Coreia do Sul e da Tailândia, e todos aqueles que perderam entes queridos.”
O Papa Francisco fez oração neste domingo (29) pelas vítimas do acidente de avião na Coreia do Sul. Durante a oração semanal do Angelus na Praça de São Pedro, o pontífice se pronunciou, “meus pensamentos vão para as muitas famílias da Coreia do Sul que estão de luto hoje”.
Em um comunicado, a Boeing disse: “Estamos em contato com a Jeju Air em relação ao voo 2216 e estamos prontos para apoiá-los. Estendemos nossas mais profundas condolências às famílias que perderam entes queridos, e nossos pensamentos permanecem com os passageiros e a tripulação.”
A Jeju Air disse em uma declaração: “Pedimos desculpas profundas a todos os afetados pelo incidente. Faremos todos os esforços para resolver a situação. Lamentamos sinceramente o sofrimento causado.”
Vídeo flagra momento exato de acidente com avião que levava 175 passageiros na Coréia do Sul.
— Metrópoles (@Metropoles) December 29, 2024
Acidente aconteceu no aeroporto de Muan na manhã deste domingo (29/12), no horário local. pic.twitter.com/WX2U2ZhQdA
O que aconteceu
Autoridades disseram acreditar que uma falha no trem de pouso ocorrida devido à colisão com pássaros pode ter causado o acidente. Segundo o jornal The New York Times, as planícies lamacentas perto aeroporto e grande parte da costa oeste da Península Coreana são locais de descanso favoritos para aves migratórias. Fotos na mídia local mostraram centenas de aves voando perto do terminal no domingo.
Alerta sobre pássaros foi dado às 8h57, piloto declarou socorro às 8h59, e o acidente aconteceu por volta das 9h07 (horário local). O ministério rejeitou a ideia de que a pista relativamente curta do aeroporto de Muan tenha contribuído para o acidente.
Ju Jong-wan, diretor de política de aviação do Ministério de Terras, Infraestrutura e Transportes, disse ao New York Times que as caixas pretas do avião foram recuperadas, o que deve auxiliar nas investigações.
Folha Gospel com informações de The Christian Today, Metrópoles e CNN