A biografia do bispo Edir Macedo, que a editora Larousse lança em outubro, terá tiragem inicial de 700 mil exemplares, recorde absoluto no país. O sexto livro da série “Harry Potter”, atual recordista, foi lançado pela Rocco com 350 mil cópias.
Os números são estratosféricos para o mercado brasileiro, em que livros de média expressão são lançados com 5.000 exemplares. A biografia de Roberto Marinho, escrita por Pedro Bial e lançada em 2004, vendeu até agora 70 mil livros.
Escrita por Douglas Tavolaro, diretor de jornalismo da Record, e Cristina Lemos, repórter da emissora, a biografia de Macedo será vendida também nos templos da Igreja Universal, fundada por Macedo nos anos 70, que conta hoje com cerca de 10 milhões de fiéis.
A biografia rompe um “silêncio” de 12 anos. Dono da Record, que transformou na segunda rede do país, Macedo não dava entrevista desde que a Globo lançou “Decadência”, minissérie que retratava um pastor que arrancava dinheiro de fiéis para se enriquecer.
Definido como “reportagem biográfica”, o livro promete trazer Macedo falando de assuntos como as acusações de charlatanismo, sua prisão em 1992 e TV Globo. Para escrevê-lo, Tavolaro ouviu mais de cem pessoas, entrevistou Macedo durante 45 horas e viajou com o religioso para África do Sul, Argentina, EUA e Equador. O bispo já leu originais da obra.
Fonte: Folha de São Paulo