
Nesta segunda-feira (26), completam-se quatro anos da morte da cantora gospel Ludmila Ferber, aos 56 anos, vítima de um câncer de pulmão. Considerada uma das vozes mais influentes da música cristã contemporânea no Brasil, a artista deixou um legado marcado pela fé, perseverança e impacto espiritual em diferentes gerações.
A canção “Nunca pare de lutar”, um de seus maiores sucessos, tornou-se símbolo de sua trajetória pessoal e ministerial. A mensagem da música reflete a postura adotada por Ludmila especialmente nos últimos anos de vida. Sua última publicação nas redes sociais, onde reunia mais de 2 milhões de seguidores, também trouxe versos de uma de suas composições: “É nessa hora que a gente precisa lutar e jamais desistir”.
Ludmila Ferber deixou três filhas: Daniela Ferber Lino, Ana Lídia Ferber Lino e Vanessa Ferber Lino. Sua carreira musical começou nos anos 1990 como integrante do grupo Koinonya, referência no louvor congregacional brasileiro. Posteriormente, seguiu carreira solo, consolidando-se como uma das principais compositoras e ministras de louvor do país.
Ao longo de sua trajetória, lançou mais de 20 álbuns e eternizou canções que marcaram gerações de cristãos, como Os sonhos de Deus, Ouço Deus me chamar, Buscar tua face é preciso, Um novo começo, Doce presença, Aguenta firme e Unção sem limites.
Em 2018, Ludmila foi diagnosticada com câncer de pulmão. Desde então, passou a compartilhar publicamente sua luta contra a doença, relatando dores, fragilidades e desafios, mas também reafirmando sua fé e confiança em Deus durante todo o tratamento. Seu testemunho foi amplamente reconhecido por admiradores como um exemplo de perseverança espiritual.
Mesmo diante do diagnóstico grave, a cantora continuou ministrando, compondo e encorajando pessoas que enfrentavam situações semelhantes, reforçando sua mensagem de esperança e fé em meio à adversidade. Quatro anos após sua morte, Ludmila Ferber segue sendo lembrada como uma referência na música gospel e um símbolo de resistência e confiança em Deus.
Trajetória
Ludmila Ferber nasceu no Rio de Janeiro. Sempre amou as artes. A primeira composição foi escrita aos oito anos. Ela estudou canto, violão e até teatro. Ingressou na faculdade de pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), transferiu-se para letras. No entanto, não concluiu a graduação. Afinal, queria viver de música.
Aos 20 anos, converteu-se ao Cristianismo em um pequeno grupo em Niterói (RJ). Desde então, construiu sua vida dentro da igreja. Seu álbum “Marcas”, lançado em 1996, foi o começo de uma estrada que dura mais de 20 anos.
Dona de uma extraordinária carreira na música gospel, Ludmila Ferber lançou albuns ao vivo que foram importantes para o cenário gospel, como;
- 2002: Unção sem Limites
- 2004: Tempo de Cura
- 2004: Uma História, Uma Estrada, Uma Vida
- 2005: Nunca Pare de Lutar
- 2007: Coragem
- 2007: Pérolas da Adoração
- 2011: O Poder da Aliança
Seus maiores sucessos incluem “Sonhos de Deus”, “Sopra Espírito”, “Ouço Deus me Chamar” e “Nunca pare de lutar”. Este último também é o título de seu livro, que foi lançado, em 2013, pela editora Thomas Nelson Brasil.
Em 2005, Ludmila chegou a lançar um projeto infantil, intitulado: “Meu amigão do peito”. Ela chegou a apresentar ao menos dois programas na TV: Nunca Pare de Lutar, entre 2007 – 2010, na Rede Super, e em 2012, pelo Você Adora, ela apresentou o “Cozinhando com a Pastora Ludmila Ferber”.
O sucesso da música “Nunca pare de lutar” foi tão grande, que em 2012 ela lançou um livro com esse título.
Sua história de superação e luta contra a doença inspirou milhares de pessoas ao redor do mundo, e no dia em que se completa um ano de sua morte, ela recebe homenagens dos amigos, fãs e familiares.
Homenagem
Em seu Instagram, a equipe de Ludmila Ferber, que mantem o perfil dela no ar, lembrou dos 4 anos sem a cantora:
Hoje vivemos o marco de 4 anos desde o último dia da nossa querida Pastora Ludmila Ferber na Terra.
É possível dizer que sua trajetória de vida conta o quão imenso é o poder de Deus, que segue se manifestando através daqueles que vivem o chamado, independente do tempo, da distância, do lugar ou das pessoas.
Quando somos transformados por Jesus e entendemos nosso propósito, vivemos uma vida cheia de significado, capaz de nos inspirar a inspirar pessoas. Que possamos servir a Deus e transbordar do amor Dele, fazer a diferença e dar o nosso melhor nessa Terra.
Equipe Indesistível 🦋
