Nesta quinta-feira (30/11), feriado nacional que celebra o Dia do Evangélico, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), usou as redes sociais para parabenizar o segmento e lembrar que a data foi sancionada por lei em 2010, durante o seu segundo mandato. A informação é do site Fuxico Gospel.
Através de sua conta no X (ex-Twitter), o político fez menção à importância da data, ressaltando a relevância da tolerância e da liberdade religiosa.
“Hoje, 30 de novembro, é Dia do Evangélico, data importante sancionada no meu segundo mandato, em 2010. Um dia para celebrar a liberdade religiosa, o exercício da fé e dos ensinamentos de Jesus Cristo de solidariedade, compaixão e tolerância”, escreveu.
Hoje, 30 de novembro, é Dia do Evangélico, data importante sancionada no meu segundo mandato, em 2010. Um dia para celebrar a liberdade religiosa, o exercício da fé e dos ensinamentos de Jesus Cristo de solidariedade, compaixão e tolerância.
— Lula (@LulaOficial) November 30, 2023
O Dia do Evangélico foi estabelecido para o 30 de novembro após a aprovação da Lei 12.328 pela Câmara Federal, no ano de 2010.
O autor da lei foi o deputado federal Cléber Verde, filiado ao partido Republicanos, representante do estado do Maranhão.
A comunidade evangélico é uma das que mais cresce no país, segundo Censo de 2010, entre os 86,8% dos brasileiros que se identificaram como cristãos, 22,2% afirmaram ser seguidores da fé evangélica.
O percentual cresceu bastante de acordo com uma pesquisa publicada em 2020 pelo Datafolha, que mostrou que os evangélicos são 31% dos brasileiros que declararam ter alguma religião. Ainda segundo o estudo, as mulheres representavam 58% dos adeptos dessa fé.
A declaração do atual presidente foi vista como um aceno ao segmento que na sua grande maioria apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022.
Fonte: Fuxico Gospel