Igreja da Escócia na cidade de Largs (Foto: Canva Pro)
Igreja da Escócia na cidade de Largs (Foto: Canva Pro)

Novos dados foram publicados na Escócia, revelando pela primeira vez que a maioria das pessoas no país não tem uma religião.

Os dados do Censo de 2022 da Escócia serão publicados em sete relatórios nos próximos meses, começando com os resultados sobre religião e grupos étnicos divulgados na terça-feira.

O último censo perguntou aos escoceses a que religião eles pertencem. Essa era uma pergunta opcional e apenas 6,2% optaram por não respondê-la.

Em resposta, mais da metade dos escoceses (51,1%) disse não ter religião, um aumento significativo em relação aos 36,7% que disseram o mesmo no Censo de 2011 anterior.

“Sem religião” foi a resposta mais comum em quase todas as áreas do conselho, com exceção de Na h-Eileanan Siar (Hébridas Exteriores), onde “Igreja da Escócia” foi a resposta mais comum, e Inverclyde, onde a maioria escolheu “Católica Romana”.

Em toda a Escócia, houve uma queda acentuada no número de escoceses que escolheram “Igreja da Escócia”, passando de 32,4% em 2011 para 20,4% em 2022.

A porcentagem de pessoas na Escócia com origem étnica minoritária aumentou de 8,2% para 12,9% na mesma década. A porcentagem dos que disseram que a Escócia era sua única identidade nacional aumentou de 62,4% para 65,5%, enquanto a porcentagem dos que disseram que se sentiam escoceses e britânicos diminuiu de 18,3% para apenas 8,2%.

O Diretor de Estatísticas do Censo, Jon Wroth-Smith, disse: “Essas estatísticas oferecem uma visão fascinante sobre religião, etnia, identidade nacional e uso do idioma na Escócia e como elas mudaram ao longo dos anos.

“É empolgante publicar o primeiro dos lançamentos de tópicos e isso, juntamente com nossos outros dados do censo que estão por vir, ajudará o governo local e central, empresas e instituições de caridade a planejar serviços nos próximos anos.”

Folha Gospel com informações de Evangelical Focus

Comentários