A pesquisa feita pelas Portas Abertas em mais de 70 países indicou que mais de 340 milhões de cristãos enfrentam perseguição e discriminação por causa da fé.
Na Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2021, o aumento foi de 30% em relação à edição anterior. Isso quer dizer que, na média mundial, 1 em cada 8 cristãos enfrenta pressão ou violência por causa da fé. Na África, 1 em 6, na Ásia são 2 em 5 e na América Latina, 1 em 12.
O número total de cristãos mortos por causa da fé também aumentou de 2.983 casos registrados na LMP 2020 para 4.761 na LMP 2021. O crescimento foi de 60%, e 91% dos assassinatos aconteceram em países africanos, contra 8% na Ásia. Entretanto, esses números não podem registrar os sofrimentos que cada seguidor de Jesus enfrentou individualmente.
Por isso, a missão de apoiar e encorajar os cristãos perseguidos continua a ser imprescindível e cada dia mais necessária. Já que se a fé em Cristo tem causado tantos problemas, é por meio dela que nossos irmãos e irmãs encontrarão solução para os desafios cotidianos e conseguirão transformar as realidades difíceis em que vivem
O impacto da pandemia
A COVID-19 dificultou a ação de contato e fortalecimento da Igreja Perseguida. Mas a pandemia foi apenas um catalisador da pressão e violência já existentes. Na Índia, por exemplo, 80% das pessoas assistidas pela Portas Abertas tiveram ajuda negada do governo nacionalista hindu. Nos países da África Ocidental, como Nigéria e Mali, os cristãos também foram discriminados na hora de receber apoio humanitário.
Além disso, a pandemia fez com que muitas mulheres convertidas ao cristianismo enfrentassem a violência doméstica por causa do confinamento com a família. Outros crimes contra as seguidoras de Jesus que aumentaram foram os sequestros, conversões e casamentos forçados.
Em países onde há forte atuação de grupos extremistas como Boko Haram e pastores de cabra fulanis, a COVID-19 não impediu que diversas comunidades cristãs fossem atacadas. Na realidade, os radicais aproveitaram o descaso governamental para ampliar as ações. Mais homens e garotos foram mortos nessas ações e mulheres e meninas sequestradas.
Confira as principais informações dos 50 países da LMP 2021 no e-book clicando aqui.
Fonte: Portas Abertas