Cristão preso (Foto: Portas Abertas)
Cristão preso (Foto: Portas Abertas)

Mais de 90 cristãos foram presos ou sequestrados por rebeldes houthis no Iêmen apenas no mês de janeiro de 2026, segundo informações divulgadas pela organização cristã Portas Abertas. De acordo com o levantamento, ao menos 50 seguidores de Jesus foram detidos e outros 43 sequestrados em diferentes regiões do país.

Relatos apontam que os cristãos foram retirados das ruas e levados para locais secretos, onde estariam sendo interrogados sob tortura. O objetivo seria forçá-los a fornecer informações sobre outros cristãos e redes de fé ativas no país.

Daniel Hodge, especialista em Iêmen da Portas Abertas, afirmou que a onda de prisões gerou pânico entre os fiéis. Segundo ele, muitas pessoas deixaram suas casas por medo de também serem alvo dos rebeldes. “Há muito medo. Muitos acreditam que os houthis estão à procura de outros cristãos”, relatou.

Motivações religiosas e políticas

Em entrevista ao Premier Christian News, Hodge afirmou que os próprios cristãos iemenitas têm dificuldade em compreender as razões por trás da ofensiva. No entanto, há especulações de que as prisões estejam ligadas tanto a motivações religiosas quanto políticas.

Segundo ele, os houthis — grupo rebelde apoiado pelo Irã — podem estar tentando reforçar sua imagem de controle após recentes instabilidades no país. Hodge também destacou interpretações extremistas do Alcorão usadas para justificar a perseguição. “No Alcorão está escrito que qualquer pessoa que vire as costas para seu Deus é considerada apóstata e pode ser punida com a morte. Isso pode estar sendo usado como convicção religiosa”, explicou.

Iêmen segue entre os países mais hostis aos cristãos

O Iêmen ocupa atualmente a terceira posição na Lista Mundial da Perseguição 2026, que classifica os países onde cristãos enfrentam maior hostilidade por causa da fé. De acordo com Hodge, a atual onda de repressão é inédita. “Não vimos nada parecido com isso nos últimos 30 anos da história da igreja no Iêmen”, afirmou.

Apesar da repressão, algumas famílias conseguiram recentemente notícias de parentes presos. Segundo relatos, detidos conseguiram fazer ligações pedindo alimentos e roupas, o que trouxe algum alívio às famílias, ainda que a situação continue crítica.

Apoio e pedidos de oração

A Portas Abertas informou que segue oferecendo apoio à igreja no país, com assistência médica, distribuição de alimentos e roupas, além de capacitação de líderes cristãos locais.

Diante do agravamento do cenário, Hodge fez um apelo à igreja global por intercessão. “A oração é tudo o que podemos fazer neste momento”, declarou. Ele pediu oração pelas famílias dos presos, pelos cristãos detidos, pela cura física e emocional das vítimas e para que Deus levante novos líderes no país.

“Acima de tudo, oramos para que, mesmo em meio a essa situação, as bênçãos e a glória de Cristo sejam reveladas ao povo iemenita”, concluiu.

Folha Gospel com informações de Premier Christian News

Comentários