Cerca de 2 milhões de pessoas, segundo a Polícia Militar, participaram ontem da 18ª edição da Marcha para Jesus. A maioria estava vestida de verde e amarelo. Entre orações e apresentações de música gospel, a multidão acompanhou 14 trios elétricos do Metrô Tiradentes até a Praça Heróis da FEB, na zona norte da capital. A organização do evento manteve a estimativa de 5 milhões de pessoas no evento.
No palco montado no local, foram realizadas vários shows. O último terminou às 21h30, quando o público estimado era de 200 mil pessoas. Não houve nenhuma ocorrência grave, informou a PM.
Com uma oração do apóstolo Estevam Hernandes, da Igreja Renascer em Cristo, a marcha começou às 10h, em frente à Estação Tiradentes. De lá, os fiéis seguiram por duas horas até perto do Campo de Marte.
Muitas crianças fizeram o trajeto. A organização da marcha montou para elas o trio elétrico Kids. A atração era a apresentadora do programa Bom Dia & Cia, do SBT, Priscilla Alcântara.
“Apesar do calor, nós estamos nos divertindo muito, graças a Deus”, disse Elizabeth Soares, de 58 anos, enquanto assistia à apresentação com os dois netos.
Até bebês de colo acompanhavam os pais no evento. O mecânico Mário Sérgio da Silva participou da Marcha com a mulher e o filho de dez meses para “ser agraciado pelo Senhor”.
O trio principal da Marcha foi comandado pela bispa Sônia Hernandes e pelo apóstolo Estevam Hernandes. Para o público, eram lançadas palmilhas da oração, nas quais os fiéis deveriam escrever pedidos a Cristo. Ao lado deles, celebridades como a pastora Caroline Celico, mulher do jogador Kaká, e a cantora Sula Miranda.
Trinta e cinco bandas se apresentam no palco, entre elas Renascer Praise, André Valadão, Chris Duran, Leonardo Gonçalvez, Banda do PA, Soraya Moraes e Davi Sacer.
A bispa acenava frequentemente para a multidão, com gestos em forma de coração. Com o mesmo sinal, a plateia retribuía. Durante o trajeto, os evangélicos tentavam chegar perto do trio elétrico comandado pelo casal Hernandes.
Leonardo Carlos da Silva, com cinco parentes, tentava acompanhar a multidão. “Está dando muito trabalho conseguir andar no meio dessa gente toda”, disse. Durante o percurso, os organizadores do evento frisavam a importância da Marcha que, de acordo com eles, reuniu 5 milhões de pessoas.
Críticas
Em resposta indireta às críticas e processos respondidos pelos líderes da igreja, Hernandes disse: “Nós somos a igreja, sem marca, sem mancha e sem rugas. Nós somos a igreja.”
Estevam concedeu uma entrevista coletiva, mas se recusou a responder sobre o processo que enfrenta na Justiça por evasão de divisas e falsidade ideológica.
Projeção para 2010
8,1%
dos brasileiros são protestantes tradicionais – como batistas, anglicanos e presbiterianos, segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
18,3%
são evangélicos pentecostais – como os fiéis da Congregação Cristã e da Deus é Amor – e neopentecostais – como os da Renascer em Cristo e da Universal do Reino de Deus
Fonte: Estadão