Uma pesquisa da empresa Theos revelou que cerca de metade dos britânicos acha que a ciência e o cristianismo são incompatíveis.
Pouco mais de um terço (36%) disse que são compatíveis.
Quando se trata de ciência e ‘fé’, quase metade (47%) disse que eram incompatíveis, em comparação com 41% que disseram que eram compatíveis.
Questionados sobre a compatibilidade entre ciência e ‘religião’, os que disseram ser incompatíveis subiram para 57%, em comparação com apenas 37% que disseram ser compatíveis.
Os homens (60%) eram muito mais propensos do que as mulheres (55%) a dizer que ciência e religião são incompatíveis.
Mais de um terço (38%) disse que a teoria do Big Bang tornava difícil ser religioso, em comparação com 31% que discordavam.
Mas quase metade dos entrevistados (48%) concordaram que “todas as religiões têm algum elemento de verdade nelas”.
E metade (49%) concordou que “os humanos são, no fundo, seres espirituais”.
A pesquisa foi realizada pela YouGov em nome de Theos e pediu a opinião de 5.153 adultos do Reino Unido.
Os dados inspiraram o lançamento de uma pesquisa online sobre ciência e religião chamada Science and Religion Compass, realizada em conjunto por Theos e pelo Faraday Institute.
Até agora, mais de 8.000 pessoas participaram da pesquisa.
Nick Spencer, membro sênior da Theos, disse: “As pessoas têm opiniões diferentes sobre ciência e religião – mas também as têm por razões diferentes.
“Por exemplo, algumas pessoas pensam que ciência e religião são compatíveis porque a ciência moderna provou que as crenças religiosas são verdadeiras.
“Outros acham que são compatíveis porque não têm nada a ver um com o outro.
“A pesquisa encorajará as pessoas a pensar e falar mais profundamente sobre duas das áreas mais importantes da vida humana.”
Folha Gospel com informações de The Christian Today