Michael Tait (Foto: reprodução)
Michael Tait (Foto: reprodução)

Depois de mais de uma década e meia à frente da banda de rock cristão Newsboys, o vocalista Michael Tait anunciou sua decisão de deixar o cargo, citando reflexão e oração e um senso de clareza nesta nova fase da vida.

“Quinze anos atrás, minha vida mudou para sempre quando recebi o convite para assumir o papel de vocalista principal do Newsboys”, escreveu Tait, 58, em uma declaração nas redes sociais na quinta-feira. “Os anos desde então foram alguns dos mais gratificantes, cheios de fé e recompensadores da minha vida.”

Tait se juntou ao Newsboys em 2009 após a saída do vocalista de longa data Peter Furler. Com Tait no comando, a banda experimentou um ressurgimento, lançando álbuns no topo das paradas, como  Born Again  e  God’s Not Dead .

Conhecida por suas apresentações cheias de energia e música centrada na fé, a banda expandiu seu alcance global durante a gestão de Tait, ministrando palestras para públicos de diversas origens.

“Juntos, escrevemos e produzimos músicas das quais tenho muito orgulho — de ‘Born Again’ e ‘We Believe’ a ‘Worldwide Revival’ e, claro, ‘God’s Not Dead'”, refletiu Tait.

The Newsboys, originalmente formado na Austrália em 1985, tem sido um marco na música cristã contemporânea há muito tempo. Ao longo dos anos, o grupo ganhou vários elogios, incluindo várias indicações ao Grammy e ao Dove Awards.

Em sua declaração, Tait reconheceu que sua decisão de sair não foi fácil. “Embora isso possa ser uma surpresa, já que estou em turnê desde a faculdade, tomei para mim o que é uma decisão monumental e sincera de que é hora de sair do Newsboys”, ele compartilhou. “Essa decisão não é fácil e foi um choque até para mim, mas em meio à oração e ao jejum, tenho clareza de que essa é a decisão certa.”

Tait também compartilhou um versículo de Mateus 6:33 que orientou sua decisão: “Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

“Eu realmente acredito nessas palavras e, embora nervoso sobre o futuro, estou animado com o que ele reserva para mim e para Newsboys, pois todos buscamos primeiro Seu reino e Sua justiça”, concluiu.

Uma declaração de mídia social do Newsboys observou que a saída de Tait não afetará sua próxima turnê, que está programada para durar até agosto.

“Somos gratos pela temporada estendida que Michael teve com Newsboys… como ele disse em seu anúncio, as memórias que compartilhamos são profundamente queridas. Conforme ele caminha para a próxima temporada da vida, estamos caminhando para a próxima temporada de Newsboys”, disseram os membros do grupo, Duncan Phillips, Jeff Frankenstein, Jody Davis e Adam Agee, na publicação nas redes sociais.

“Estamos dando início à nossa turnê Worldwide Revival Nights conforme planejado neste fim de semana, e esperamos vê-los em um show em breve… enquanto navegamos nesta temporada de mudanças, sabemos que adorar juntos é a maneira como queremos seguir em frente. Sabemos que haverá perguntas sobre o que o futuro reserva, e no devido tempo, teremos respostas [para] essas perguntas. Por enquanto, queremos que vocês saibam que o Newsboys não vai a lugar nenhum; vamos a todos os lugares!” continuou a declaração do grupo.

Antes de sua passagem como vocalista principal do Newsboys, Tait fez parte do grupo de rap-rock do CCM DC Talk, de 1988 a 2001, ao lado de TobyMac e Kevin Smith (Max). Antes de se juntar ao The Newsboys, Tait também liderou sua própria banda, Tait.

Em uma entrevista de 2023 ao The Christian Post, o tecladista do Newsboys, Jeff Frankenstein, disse acreditar que a longevidade da banda de música cristã se deve ao seu comprometimento com a verdade bíblica.

“Acho que nossa longevidade é uma prova de nossos corações e de onde estamos como pessoas, porque é muito incomum em qualquer gênero que uma banda permaneça junta por mais de 30 anos”, disse Frankenstein.

“Eu acho que uma das coisas legais sobre a música cristã, ao contrário da música pop, é que todos nós sabemos lá no fundo que a música afeta as pessoas e tem um propósito e Deus nos deu esse dom. Em uma situação de música pop onde tudo é sobre você e sua carreira, você pode ver por que essas coisas se apagam tão rápido, porque elas são baseadas apenas nos egos das pessoas ou apenas no egoísmo. Nessa situação, todos nós temos um propósito comum onde sabemos que a música pode realmente mudar as pessoas, porque nós vimos isso acontecer.”

Ele também deu créditos a Tait pelos sucessos mais recentes da banda, acrescentando: “Somos uma dessas bandas que está em uma situação rara onde temos um vocalista negro e então somos caras brancos, e temos pessoas da Austrália e pessoas que trabalham em nosso escritório de outros países. Somos uma banda muito multicultural. … Sempre fomos nós mesmos. Não nos preocupamos em ser muito cristãos ou não cristãos o suficiente. Apenas fazemos o que vem do coração.”

Folha Gospel com informações de The Christian Today

Comentários