Milhares de cristãos residentes no Qatar compareceram à missa neste sábado na primeira igreja aberta neste país do Oriente Médio, inaugurada sexta-feira em meio a um pedido de prudência aos cidadãos ocidentais por causa das ameaças de grupos radicais islâmicos.
Um emissário do Vaticano, o cardeal Ivan Dias, foi um dos celebrantes da missa, que teve a presença de 15 mil fiéis, na igreja católica de Nossa Senhora do Rosário de Doha, dando as graças a “Deus e ao Qatar por este grande presente.”
Inaugurado a tempo das festividades religiosas da Páscoa, o templo de Nossa Senhora do Rosário é o primeiro dos cinco em construção no Qatar.
Dezenas de policiais vigiaram a igreja e revistaram os presentes.
Algumas embaixadas ocidentais em Doha, em particular os do Reino Unidos e dos Estados Unidos, pediram cautela a seus cidadãos.
Apesar de seguir o Wahabismo –uma doutrina rigorosa do islã–, o Qatar deu mostras de abertura a outras religiões na última década.
Neste sábado, o representante do Vaticano no Golfo, Munjed al Hachem, afirmou que a Santa Sé estava negociando com as autoridades da Arábia Saudita uma autorização para a construção de igrejas no reino.
Fonte: Folha Online