A ONG possui orfanatos, clínicas e igrejas, e está no país desde 1980. (Foto: Facebook/Misión Cristiana Verbo. Bluefields, Nic)
A ONG possui orfanatos, clínicas e igrejas, e está no país desde 1980. (Foto: Facebook/Misión Cristiana Verbo. Bluefields, Nic)

O regime ditatorial de Daniel Ortega confiscou os bens de uma missão evangélica na Nicarágua. A Missão Cristã Verbo possui diversos projetos sociais e templos, e está no país desde 1980.

Através de uma ordem emitida pelo Ministério do Interior na sexta-feira (19), o regime ordenou a passagem dos bens da ONG para o Estado. Além disso, o governo retirou a personalidade jurídica da organização.

Na medida que ordena o cancelamento do estatuto jurídico, a ditadura de Ortega justificou: “A Associação Missão Cristã Verbo impediu, por meio de seus projetos, o controle e a vigilância da Direção Geral de Registro e Controle de Entidades sem fins lucrativos da Migob e do Ministério da Família como entidade garantidora da proteção de crianças e adolescentes na Nicarágua, ignorando as atividades que se desenvolvem nesta casa de internamento”.

A missão evangélica ainda não se pronunciou sobre o caso e nem informou se suas igrejas continuarão abertas.

De acordo com o portal Evangelico Digital, no sábado (20), o site da Missão Verbo foi desativado. Informações sobre seus projetos sociais, incluindo a Casa Bernabé, um orfanato que funcionava em Veracruz e Bilwi, também desapareceram.

Uma semana antes do confisco, o presidente havia prometido aos grupos evangélicos que teriam segurança jurídica para seus templos e obras sociais. Ortega chegou a dar títulos de propriedade a templos da Igreja Assembleia de Deus, como prova.

Trabalhos sociais

A Missão Verbo mantém orfanatos, clínicas e uma escola para atender a população. Também conta com quatro estações agrícolas experimentais, centros de discipulado e instrução vocacional e programas de alimentação para crianças.

A organização, fundada pelo pastor americano Robert Louis Trolese em 1980, ajudou o povo nicaraguense durante a revolução sandinista, por meio da alimentação, moradia e evangelismo.

“A Missão Cristã Verbo foi inteiramente dedicada ao trabalho social e evangelístico sem fins lucrativos e a maior parte de seus recursos vem de pessoas físicas e jurídicas, incluindo igrejas que professam a nossa mesma fé cristã”, afirmava o site da missão.

Violação da liberdade religiosa

O governo ditatorial de Ortega tem violado os direitos humanos e a liberdade religiosa, fechando igrejas e deportando líderes religiosos.

O país também já baniu mais de 2.600 ONGs, maioria religiosas e evangélicas. Líderes cristãos foram perseguidos e alguns condenados à prisão.

É o caso do Bispo de Matagalpa, Dom Rolando Alvarez Lagos, que foi condenado a mais de 26 anos de reclusão, acusado de ser um “traidor da pátria”. E o pastor protestante Wilber Alberto Pérez, condenado a 12 anos e mantido em uma cela sem luz, acusado injustamente de vender drogas ilegais.

Fonte: Guia-me com informações de Evangélico Digital

Comentários