Sarah Hayashi. Foto: Reprodução / Instagram zionsaopaulo.
Sarah Hayashi. Foto: Reprodução / Instagram zionsaopaulo.

A pastora fundadora da Zion Church, Sarah Hayashi, ministério conhecido globalmente, faleceu nesta sexta-feira (05), às 08 horas. Sarah é mãe de Teófilo Hayashi, líder do Dunamis Moviment, e da cantora Zoe Lilly, que integra o time do movimento.

Em comunicado oficial no Instagram, a igreja sede, Zion São Paulo, emitiu uma nota de pesar pelo acontecimento. “Ela deixa seus filhos, Teófilo e Zoe, seus quatro netos, Zach, Koa, Beni e Kaila, seus irmãos Ruth, Anna, Samuel, Luiza, João e a comunidade da Zion Church Global”, dizia o início da nota.

“Somos gratos a Deus por termos tido o privilégio de ter como exemplo uma serva do Senhor íntegra, comprometida com a Palavra, apaixonada por Jesus e tão desejosa em fazer discípulos de Cristo e manifestar o Reino de Deus na Terra. Seu legado permanecerá vivo através de nossas vidas e de tantos que foram impactados por seu exemplo de fidelidade ao Senhor em todo o mundo”, completa.

Líderes de renome no país também prestaram suas homenagens. Entre eles, Cantarino, pastor da Igreja One. “Minha primeira pastora! Minha profunda e imensurável gratidão por tantos ensinamentos, gabinetes, conversas, conselhos, puxões de orelha e boas risadas. Obrigado por acreditar e investir em mim, seu legado está vivo e continuará sendo honrado para sempre”, escreveu.

Davi Lago fez uma postagem em suas redes sociais e escreveu: “Disse-lhe Jesus: ‘Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente’ (João 11.25-26)”.

O velório de Sarah Hayashi teve início nesta sexta-feira (05), às 17 horas, no Campus da Zion Morumbi. A família não informou o horário do sepultamento, mas o velório esteve aberto a membros, familiares e os que desejavam prestar as últimas homenagens.

Legado de fé e educação

A pastora e doutora Sarah Hayashi, que morreu nesta sexta-feira (5) aos 81 anos, teve uma vida inteiramente dedicada à devoção de sua fé e à educação. Ela foi fundadora da Igreja Monte Sião, hoje Zion Church, e deixa um legado para a posteridade.

Filha dos missionários japoneses reverendo Hiroyuki Hayashi e sua esposa Kaoru, Sarah nasceu e cresceu em São Paulo, no bairro da Liberdade, ao lado de seus pais e oito irmãos. Formou-se em Línguas e Literaturas Brasileiras e Portuguesa na Universidade de São Paulo (USP) nos anos 60 e nunca mais parou de estudar, tendo títulos de pós-graduação, mestrado e doutorado nas áreas de Teologia, aconselhamento familiar e ética cristã em instituições como a Azusa Pacific University e Wagner Leadership Institute, ambas na Califórnia, Estados Unidos.

Enquanto cursava a USP nos anos 60, Sarah Hayashi liderou o movimento estudantil Aliança Bíblica Universitária (ABU) ao lado da dra. Neuza Itioka, sua grande amiga por toda vida e que também se consolidou como uma grande referência para o meio evangélico brasileiro.

Ordenada ao ministério pastoral em 1976, Sarah fundou a Igreja Evangélica Monte Sião no dia 7 de julho de 1977, tornando-se uma das primeiras mulheres a fundarem uma igreja no país. No seu livro autobiográfico, Uma História da Fidelidade de Deus, ela compartilha os desafios, a perseguição que sofreu por ser uma líder mulher à frente de uma igreja, e a sua busca por estar sempre obediente, atenta à voz e ao mover de Deus.

Por 36 anos, esteve à frente da igreja como pastora sênior até conduzir a sucessão pastoral em 2013 para seu filho, o pr. Teófilo Hayashi e sua esposa Junia. No entanto, Sarah permaneceu ativa no conselho e liderança da igreja.

As características mais marcantes de seu ministério foram o mover do Espírito Santo, o ministério feminino e o zelo pelo embasamento bíblico em todos os aspectos da fé e vida cristã. Esses pilares são também valores fundamentais para a construção do ministério da Zion Church, que hoje está presente em diversas localidades no Brasil como também nos Estados Unidos, Equador, Chile e Portugal.

RECONHECIMENTOS E PRÊMIOS
Por sua excelência no ofício ministerial e compromisso com a educação e liderança em projetos sociais, dra. Sarah Hayashi recebeu diversos prêmios e homenagens como a medalha de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo, entregue em cerimônia solene na Assembleia Legislativa. Foi condecorada com o Mérito Princesa Isabel, do Ministério da Família e Direitos Humanos do Governo Federal em Brasília.

Recebeu também a Medalha José de Anchieta e Diploma de Gratidão da cidade de São Paulo, a mais alta honraria concedida pela cidade de São Paulo a um cidadão paulistano.

Fonte: Comunhão e Pleno News

Comentários