Escavações em uma sinagoga judaica de 1.600 anos descobriram mosaicos “espetaculares” de Sansão e histórias bíblicas.
A descoberta foi feita no local de uma sinagoga na antiga vila judaica de Huqoq, na Baixa Galileia de Israel, onde os arqueólogos escavam desde 2011.
O painel de mosaico retrata histórias bíblicas, incluindo Sansão e as raposas de Juízes 15:4 e Sansão carregando os portões de Gaza como em Juízes 16:3.
Uma borda decorada mostra animais de rapina perseguindo outros animais.
As seções recém-expostas incluem um cavaleiro filisteu e um soldado filisteu morto “com um rosto clássico impressionante”, disse a equipe, liderada por Jodi Magness, professora de judaísmo antigo na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill.
O impressionante painel também inclui uma inscrição em aramaico comemorando os doadores que financiaram o mosaico ou os artistas que o fizeram.
As descobertas se somam a um tesouro de descobertas no local, incluindo as primeiras representações conhecidas de Débora e Jael, e a primeira história não bíblica já encontrada na decoração de uma antiga sinagoga, que pode retratar um encontro entre Alexandre, o Grande e um sumo sacerdote judeu.
Este ano marcou a última temporada de escavações no local. Agora será entregue aos cuidados da Autoridade de Antiguidades de Israel e do Keren Kayemet Le’Israel (Fundo Nacional Judaico), com planos de transformá-lo em atração turística.
Folha Gospel com informações de The Christian Today