O Presidente Nicolás Maduro anunciou na última quinta-feira, 5, em reunião com representantes de movimento evangélico venezuelano, a criação da Universidade Teológica Evangélica da Venezuela.
A instituição que será gerenciada pelo Ministério da Educação tem como objetivo “abrir portas” para evangélicos da América, segundo o presidente.
No mesmo dia, foi instituído o Dia Nacional do Pastor, que será celebrado em 15 de janeiro, segundo informações do portal O Globo. A data coincide tanto com o Dia do Professor no país como com o nascimento do pastor americano Matin Luther King.
Outra proposta a ser avaliada pelo presidente é a criação do Dia Nacional da Bíblia. A avaliação foi feita a pedido de um pastor do movimento evangélico.
De acordo com o projeto, em 26 de setembro deve haver a leitura da Bíblia em todas as universidades, liceus, escolas e instituições públicas e privadas do país.
No dia anterior, Maduro havia anunciado a criação da Universidade Internacional das Comunicações, uma instituição laica, com sede em Caracas.
Em maio de 2018, antes da eleição que resultou na controversa reeleição de Maduro, a Rede Nacional de Ministros Religiosos da Venezuela manifestou apoio à sua candidatura. A eleição, boicotada pela oposição e questionada por diversos países, teve número recorde de abstenções.
Durante o encontro, Maduro também pediu o desenvolvimento de um poderoso movimento cristão em todo o país, pedindo orações pelo bem da pátria, segundo o jornal El Nacional.
“Acredito no Cristo Redentor, no Cristo de todos os povos que enfrentou os fariseus. O Cristo que foi valente em sua busca por justiça, por igualdade, e pediu respeito aos humildes”, afirmou Maduro.
Fonte: O Povo e O Globo