Deputado Federal Nikolas Ferreira e srN (Reprodução)
Deputado Federal Nikolas Ferreira e srN (Reprodução)

A premiação de Nícolas Niederauer como “atleta feminina de 2023” provocou a revolta da oposição na Câmara dos Deputados. “Nícolas srN”, como é chamado, tem 16 anos e recebeu dois troféus no Prêmio eSports Brasil, o maior evento privado dedicado a profissionais de jogos eletrônicos na América Latina.

O deputado federal Nikolas Ferreira publicou uma imagem de srN recebendo o prêmio e escreveu: “As mulheres estão perdendo espaço para homens que se sentem mulheres”.

Após criticar a entrega do prêmio, Nikolas Ferreira (PL-MG), foi denunciado ao Ministério Público por Erika Hilton, parlamentar do PSOL.

Hilton fez uma representação à Procuradoria dos Direitos do Cidadão, alegando que o colega cometeu crimes de transfobia, discriminação, violência e opressão em uma postagem feita por ele na manhã desta segunda-feira (18).

Protestos de outros deputados

Parlamentares afirmaram que não é justo mulheres disputarem competições com pessoas que se classificam como não binários: ou seja, que não se identificam com o sexo masculino nem com o feminino.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro protestou contra a premiação de Nicolas srN: “O mundo dos games tem imensa influência sobre crianças e adolescentes. Se você não mostrar a verdade para seus filhos, a esquerda vai impor a mentira”.

Carla Zambelli foi ainda mais contundente na crítica: “Aqui não se trata de orientação sexual. Atleta revelação feminina que é homem, veste-se como homem, e você acha normal esta ‘concorrência’ dentro do esporte? Onde estão as feministas?

O atleta não binário não se identifica nem como homem nem como mulher e integra uma equipe de mulheres. As mulheres estão perdendo espaço para homens que se sentem mulheres”, disse a parlamentar.

“Viva o feminismo!”, ironizou o deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP).

Após a premiação, muitos internautas também criticaram por se tratar de um homem biológico, o que levou srN desativar suas redes sociais e emitir uma nota afirmando que tomará as medidas legais cabíveis.

A parlamentar Erika Hilton também cobrou a identificação e punição de internautas que ofenderam e ameaçaram Nícolas SrN.

Com informações de Metrópoles e Fuxico Gospel

Comentários