O armazém Licht Im Osten em Ternipol, destruído após o ataque com mísseis russos em 13 de maio de 2023. (Foto: LIO)
O armazém Licht Im Osten em Ternipol, destruído após o ataque com mísseis russos em 13 de maio de 2023. (Foto: LIO)

Ternopil, na parte ocidental da Ucrânia, sofreu um ataque russo na noite de sábado, 13 de maio. Um dos mísseis atingiu o grande armazém de uma organização cristã que atende centenas de famílias na cidade.

O incêndio destruiu bens avaliados em centenas de milhares de euros armazenados no centro de ajuda da Licht Im Osten (Luz no Oriente, em alemão). “Nosso parceiro local Ivan e sua equipe armazenaram e distribuíram toneladas de ajuda desde o início da guerra”, disse a organização de ajuda horas depois.

“Agora tudo queimou completamente. Perderam-se todos os móveis, uma empilhadeira, muitos suprimentos de emergência, roupas e alimentos”. Isso incluiu pacotes de alimentos cuidadosamente preparados que os voluntários planejaram distribuir para 200 famílias alguns dias depois.

Mas o choque não impedirá a ajuda oferecida por esta organização de assistência com sede na Suíça, com 30 anos de experiência na Ucrânia. “O trabalho continua”, disse o diretor Matthias Schöni à Evangelical Focus. Ele visitou o país quatro vezes desde o início da guerra em grande escala em fevereiro de 2022.

Depois do choque, mais solidariedade

Na Suíça, uma onda de apoio à equipe LIO veio após a notícia do ataque. “Recebemos muitas doações de alimentos e financeiras desde sábado. E um empresário acabou de nos dar uma nova empilhadeira a diesel no valor de 30.000 francos suíços!”, diz Schöni.

Enquanto isso, um novo caminhão para Ternopil partiu na quarta-feira e deve entregar materiais de ajuda apenas uma semana após o ataque.

No momento, mais de 15.000 deslocados internos são apoiados pelos programas da LIO. 40 caminhões com ajuda foram enviados para a Ucrânia desde o início da invasão.

Em todos esses esforços, a identidade cristã do grupo transparece.

8 centros de ajuda na Ucrânia

Licht Im Osten (LIO) é uma organização de missão e ajuda iniciada há mais de 100 anos por um pregador menonita e um pastor reformado. Seu foco sempre foi a Europa Oriental, e a queda da Guerra de Berlim ajudou o grupo a multiplicar seu impacto em muitos países, especialmente em lugares como Uzbequistão e Quirguistão.

Na Ucrânia, o apoio da LIO no terreno aumentou após o conflito armado em 2014. Agora, eles coordenam uma rede de 30 parceiros locais com ações específicas, como evacuação de civis, distribuição de toneladas de alimentos e madeira, instalação de geradores de eletricidade e doação de Natal presentes para crianças.

A LIO coordena 8 centros de ajuda na Ucrânia, incluindo o da cidade de Ternipol.

Saiba mais sobre o trabalho da LIO visitando seu site.

Folha Gospel com informações de Evangelical Focus

Comentários