Batina, báculo e iPhone. O novo arcebispo do Rio, que toma posse amanhã, acrescentou um item aos paramentos típicos do cargo da Igreja Católica. O paulista Orani João Tempesta, após cinco anos na Arquidiocese de Belém, assume o comando do rebanho carioca levando fé na tecnologia.
A sintonia de Dom Orani com novidades tecnológicas segue os passos do Papa. Em janeiro, Bento XVI lançou um canal no portal YouTube, onde publica trechos de pregações. Dom Orani também tem vídeos lá. “A Igreja tem que pregar o Evangelho em todo lugar. Não pode renunciar a essa presença para dar opção a quem procura coisas positivas na Internet, senão fica a dominação das coisas ruins”, diz.
Indicado por Bento XVI para o cargo, o arcebispo deve compartilhar sua experiência em comunicação. Como Dom Eugenio Sales, que precedeu Dom Eusébio Scheid e comandou a Igreja carioca entre 1971 e 2001, Dom Orani é especialista em comunicação e se considera fã de tecnologia. Desde 1997, usa a Internet para se manter mais próximo de seus seguidores. Skype e MSN não são mistérios para o religioso, que aproveita as ferramentas para falar com amigos, parentes e seminaristas distantes.
Nem o Orkut fica de fora da lista de sites favoritos do arcebispo. Em seu perfil, lista comunidades preferidas, publica fotos de suas pregações e responde a perguntas e angústias dos seguidores.
Na nova fase no Rio de Janeiro, que começa com a recepção do báculo, Dom Orani pretende conhecer cada paróquia e ouvir movimentos, associações e fiéis. Vai rever o plano pastoral – planejamento para as ações da Igreja na região – e quer conhecer melhor a cidade. “Agora, com olhos de pastor e não mais como turista.” E sempre carregando seu iPhone 3G.
Fonte: O Dia online