Dom José Belisário destacou a atitude de renúncia do Papa Bento XVI. Para Arcebispo de São Luís, novo papa tem que estar aberto ao diálogo.
O Arcebispo de São Luís, Dom José Belisário, afirmou, nesta segunda-feira (11), que a renúncia do Papa Bento XVI “foi um gesto concreto de humildade”. Ao mesmo tempo, o chefe da Igreja Católica da capital, disse o que deseja do novo Papa: “Espero que o novo Papa seja um homem do nosso tempo e responda a questões do nosso tempo. Que haja diálogo”.
Ainda assim, o arcebispo, que é vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), viu o anúncio da renúncia com a mesma surpresa. “Embora tenhamos sido tomados de muita surpresa, entendemos o posicionamento do Papa e somos muito gratos a ele. O próprio Papa já tinha sinalizado que poderia haver a renúncia, principalmente ao declarar a quase dois anos que teria o direito e a obrigação de renunciar se não se sentisse mais apto para exercer o papado”, explicou.
Dom Belisário também adiantou que o momento não é para especulações sobre quem sucederá Bento XVI. “Atualmente são cinco cardeais brasileiros que participam do Concílio e, automaticamente, todos são candidatos. Mas o momento é outro. Terão que fazer uma análise de toda a igreja, embora, particularmente, eu ache que o novo papa será novamente europeu”, avaliou o arcebispo.
Ao final da conversa com o G1, José Belisário aproveitou para agradecer a Bento XVI. “Ele é um homem notável; tem peso. Por isso mesmo, agiu com coerência e coragem. Só temos a agradecer por tudo, principalmente pela contribuição à igreja católica”, finalizou.
[b]Fonte: G1[/b]