Os cristãos juntaram-se na condenação de um grande ataque do Hamas a Israel que levou o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu a declarar: “Estamos em guerra”.
Milhares de mísseis caíram sobre Israel a partir da Faixa de Gaza num ataque surpresa lançado por terra, mar e ar nas primeiras horas da manhã deste sábado, 7, matando centenas e ferindo mais de 700.
Israel retaliou com ataques aéreos em Gaza. Autoridades israelenses disseram que 161 pessoas foram mortas e quase 1.000 feridas.
Os Arcebispos de Canterbury e York emitiram uma declaração conjunta condenando os ataques e apelando à contenção de ambos os lados.
“Estamos tristes e profundamente preocupados com a violência em Israel e em Gaza e condenamos inequivocamente os ataques do Hamas”, disseram.
“Oramos por aqueles que estão de luto, por aqueles que estão feridos e por todos aqueles que temem pela sua segurança.
“Oramos por contenção de todas as partes e esforços renovados para uma paz justa para todos. O caminho a seguir deve ser que ambas as partes construam confiança num futuro seguro através do qual Israel e o seu povo possam viver em segurança dentro das suas fronteiras internacionalmente reconhecidas, e os palestinianos tenham o seu próprio Estado e vivam nas suas terras em segurança, com paz e justiça.”
O Reverendo Johnnie Moore disse que a sua organização, o Congresso de Líderes Cristãos, emitiu um apelo de emergência à oração “pela paz e segurança de Israel”.
“Igrejas de todo o mundo se reunirão neste fim de semana ao lado de Israel e dedicando tempo para orar por Israel”, disse ele.
O filósofo e teólogo anglicano Phillip Blond disse no X, antigo Twitter: “O islamismo mais uma vez massacra deliberadamente civis – desta vez em Israel – onde eles estão vagando pelas ruas matando mulheres e crianças com facas e armas – glorificando sua brutalidade enquanto torturam, mutilam e matar. É por isso que todos devemos lutar, pois é um mal manifesto.
Rev. Marcus Walker de Save the Parish, twittou Salmos 122:6-8: “As atrocidades que se desenrolam em Israel são horríveis. Orai pela paz de Jerusalém: prosperarão aqueles que te amam. A paz esteja dentro de teus muros, e a abundância dentro de teus palácios.”
Ataque surpresa
Israel foi atacado por cerca de 2.200 foguetes do Grupo islâmico Hamas neste sábado (7). Ao menos 200 israelenses foram mortos, outros 232 palestinos morreram em Gaza e outros 1.697 ficaram feridos, informou o Ministério da Saúde palestino.
De acordo com as Forças de Defesa de Israel (FDI), o ataque partiu da Faixa de Gaza. Mais cedo, o comandante militar do Hamas, Muhammad Al-Deif, divulgou uma mensagem gravada anunciando a operação “Tempestade Al-Aqsa”, onde diz que o grupo militante palestino “alvejou as posições inimigas, aeroportos e posições militares [de Israel]” com milhares de foguetes.
Folha Gospel com informações de The Christian Today