Uma nova representação do presépio em uma igreja na Itália causou polêmica entre católicos e políticos conservadores. O padre Vitaliano Della Sala, da Igreja dos Santos Pedro e Paulo em Capocastello di Mercogliano, optou por apresentar um presépio com duas mães, substituindo as tradicionais figuras de Maria e José, provocando reações divergentes.
Ao justificar sua escolha, o padre Della Sala explicou à Reuters: “Eu queria mostrar com esta cena que as famílias já não são apenas as tradicionais. Nas nossas paróquias, vemos cada vez mais crianças dos novos tipos de famílias que existem e fazem parte da nossa sociedade, filhos de pessoas separadas e divorciadas, casais homossexuais, pessoas solteiras, jovens mães”. Ele é conhecido na Itália por seu apoio às causas LGBT.
O padre enfatizou que sua decisão está alinhada com a histórica autorização do Papa Francisco, permitindo que os padres abençoem relações entre pessoas do mesmo sexo.
Contudo, o presépio não agradou a todos. O senador Maurizio Gasparri, do partido Forza Italia, afirmou que o presépio “ofende todos aqueles que sempre tiveram respeito e devoção pela Sagrada Família”. O grupo Pro-Vita & Famiglia descreveu a representação como “perigosa, além de vergonhosa e blasfema”. A associação lançou uma petição online solicitando a intervenção do bispo local, alcançando mais de 24 mil assinaturas até esta terça-feira, próximo do objetivo final de 25.000.
Com informações de Notícias Ao Minuto