O Papa Bento XVI disse hoje que os sacerdotes têm que “apresentar às pessoas o ensino da fé de forma irrepreensível”, durante a audiência geral de ontem na Praça de São Pedro.
Bento XVI baseou a catequese na figura de São Cirilo de Alexandria, que afirmava que é “dever dos pastores preservar a fé do povo de Deus”.
Citando sempre Cirilo, o Papa acrescentou que se deve lembrar que quem escandaliza uma única criança que acredita em Cristo sofrerá “um castigo intolerável”.
O Papa explicou que Cirilo era conhecido na Igreja antiga como “guardião da exatidão, ou seja, da verdadeira fé”, e que quis demonstrar sempre “a continuidade da teologia própria com a tradição da Igreja como fiador da continuidade com os apóstolos e com o próprio Cristo”.
Cirilo foi eleito bispo de Alexandria no ano 412, governou durante 30 anos essa diocese e combateu a pregação de Nestório, patriarca de Constantinopla, “que, separando a natureza humana da divina em Cristo chamava Maria de ‘Mãe de Cristo’ e não ‘Mãe de Deus'”, relembrou o Pontífice.
Para o Papa, os escritos de Cirilo ensinam que “a fé cristã é antes de tudo um encontro com Jesus, uma pessoa que dá à vida um novo horizonte”.
Jesus “permanece conosco todos os dias. Vivemos com esta confiança e nela encontramos o caminho de nossa vida”, acrescentou.
Fonte: EFE