Papa Francisco
Papa Francisco

O papa Francisco está descansando no hospital após uma cirurgia abdominal de três horas nesta quarta-feira, 7, para reparar uma hérnia em seu abdômen que vinha causando dores recorrentes, de acordo com um comunicado do Vaticano.

O procedimento está relacionado à cirurgia que o papa realizou no início de julho de 2021 para remover a estenose diverticular em seu cólon. Ele ficou no hospital por 10 dias naquela época.

“A operação, organizada nos últimos dias pela equipe médica que assiste o Santo Padre, tornou-se necessária devido a uma hérnia incisional encarcerada que está causando síndromes suboclusivas recorrentes, dolorosas e agravadas”, diz o comunicado do Vaticano.

A cirurgia ocorreu “sem complicações”, anuncia o Vaticano, mas a agenda do papa foi liberada até 18 de junho.

O papa Francisco, de 86 anos, foi ao hospital na terça-feira para um exame de rotina, onde foi determinado que a operação era necessária. No final de maio, o papa cancelou todas as suas reuniões, alegando problemas de saúde.

Depois de sua habitual audiência de quarta-feira na Praça de São Pedro, Francisco foi levado ao Hospital Il Gemelli, em Roma, para ser submetido a uma cirurgia sob anestesia geral.

A notícia da operação do papa foi divulgada primeiro pela mídia italiana e posteriormente confirmada pelo porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni.

Francisco ficará no centro de saúde por “vários dias”, disse o Vaticano, “para permitir o curso pós-operatório normal e a recuperação funcional total”.

Francisco viu sua saúde piorar nos últimos anos. A ciática na parte inferior das costas e na perna obrigou o papa a usar uma bengala ou cadeira de rodas e limitar suas viagens ao exterior.

Em março passado, o papa foi levado mais uma vez ao Il Gemelli para tratar uma bronquite que o fazia ter dificuldade para respirar.

O Vaticano não disse se a cirurgia do papa afetaria seus planos de ir a Portugal em agosto para a Jornada Mundial da Juventude.

Folha Gospel com informações de The Christian Today

Comentários