O papa Bento XVI fez nesta segunda-feira um apelo pela serenidade e a segurança na Nigéria, após os atentados contra igrejas católicas cometidos no país no dia do Natal.
O pontífice expressou sua tristeza pela morte de pelo menos 40 pessoas e afirmou que a violência só causa dor. Além disso, defendeu que o respeito, o amor e a reconciliação ‘são os únicos caminhos para a paz’.
O discurso do Papa foi feito na Praça São Pedro, diante de milhares de pessoas, na oração do Angelus. Bento XVI pediu a Deus que os atos violentos terminem e que no mundo ‘reine a justiça e a paz’.
O pontífice, no entanto, lamentou que o sangue de inocentes continue a ser derramado. O bispo de Roma lembrou que nesta segunda-feira é celebrado o dia de Santo Estevão, considerado o primeiro mártir da igreja católica.
O Papa ressaltou que até hoje em muitas partes do mundo os cristãos ‘estão expostos a perseguições e inclusive ao martírio’.
Neste domingo, logo após os atentados, o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, condenou os ataques e expressou a solidariedade da igreja com todo o povo nigeriano.
Os atentados de ontem foram cometidos na igreja de Santa Teresa, em Abuja, capital da Nigéria, e em Jos, localidade do centro do país.
[b]
Fonte: Veja.com[/b]