O Papa Bento XVI exortou os cerca de 20 bispos da Irlanda, que recebeu em audiência no Vaticano na segunda e nesta terça-feira, a tomarem medidas para “restaurar a credibilidade moral e espiritual da Igreja” afetada por escândalos de pedofilia.
Os bispos se disseram, em troca, dispostos a cooperar com a justiça da Irlanda, onde sacerdotes, acobertados por sua hierarquia eclesiástica abusaram de crianças, segundo a Santa Sé.
Bento XVI havia se mostrado indignado com estes atos “particularmente execráveis” praticados durante décadas.
Segundo o cardeal brasileiro Claudio Hummes, prefeito da congregação para o clero, os padres pedófilos devem ser castigados, inclusive pela justiça comum.
Bento XVI convocou os bispos da Irlanda para um encontro, com o objetivo de tentar restabelecer a confiança dos fiéis desse país.
No dia 11 de dezembro passado, em audiência com o cardeal Sean Brady, primaz da Igreja da Irlanda, Bento XVI havia qualificado os abusos de “crimes abomináveis”.
O escândalo provocou a renúncia de quatro bispos.
O Papa havia também anunciado que, chegado o momento, publicaria uma carta pastoral sobre o assunto e essa poderá ser divulgada ao término desse encontro episcopal.
Fonte: G1