Culto evangélico (Imagem: Canva Pro)
Culto evangélico (Imagem: Canva Pro)

Os fiéis que frequentam a igreja apenas algumas vezes por ano, mas esperam obter um estímulo emocional duradouro, precisam ir com mais frequência, de acordo com os resultados de um estudo recente publicado no Journal for the Scientific Study of Religion.

Em ‘See You Sunday? Effects of Attending a Specific Weekend Religious Service on Emotional Well-Being (Efeitos da participação em um serviço religioso específico de fim de semana sobre o bem-estar emocional): A State/Trait Analysis of the SoulPulse Study, os pesquisadores descobriram que a frequência regular à igreja nos finais de semana leva a um aumento das emoções positivas e a uma diminuição das negativas. Os participantes do estudo que não frequentavam a igreja regularmente, no entanto, não sofreram nenhuma alteração em seu bem-estar emocional.

O estudo baseia-se em dados coletados de 2.869 adultos dos EUA por meio de seus smartphones e destaca exatamente o que acontece na vida emocional dos participantes de serviços religiosos depois que eles participam de um serviço religioso. Os participantes do estudo foram solicitados a preencher questionários diariamente durante duas semanas para avaliar sua participação em serviços religiosos.

Para captar o estado emocional dos participantes depois de assistirem aos serviços religiosos, os pesquisadores incluíram a seguinte pergunta em uma pesquisa que os participantes receberam nas noites de domingo: “Você participou de um culto religioso no último fim de semana?”

Os participantes do estudo também foram solicitados a responder a várias perguntas sobre seu bem-estar emocional.

“A natureza diária da coleta de dados no SoulPulse nos permitiu fazer duas comparações realmente interessantes”, disse Blake Victor Kent, principal autor do estudo e professor associado de sociologia no Westmont College, em um comunicado. “Primeiro, pudemos comparar aqueles que participaram de um serviço religioso em um determinado fim de semana com aqueles que não participaram. Em segundo lugar, considerando apenas aqueles que compareceram em um determinado fim de semana, pudemos comparar aqueles que eram frequentadores regulares com aqueles que não frequentavam regularmente.”

E o que os pesquisadores descobriram foi “notável”, disse Kent.

“Para sentir um benefício emocional positivo ao ir à igreja, é preciso não apenas frequentar, mas frequentar regularmente. Isso provavelmente se deve ao fato de que, para se beneficiar, você precisa estar familiarizado com as rotinas, o estilo de adoração e as pessoas com quem você está adorando”, explicou. “Caso contrário, você simplesmente não consegue participar com o mesmo nível de familiaridade, e as conexões sociais simplesmente não existem. Portanto, há pouco ou nenhum impacto emocional.”

Menos de 50% dos americanos são membros formais de uma igreja, e mais igrejas protestantes estão fechando do que abrindo em todo o país. Um declínio ainda maior também parece inevitável, de acordo com estimativas feitas pela Lifeway Research, com sede em Nashville.

Em 2019, bem antes de muitas igrejas serem forçadas a fechar em 2020 devido à pandemia do coronavírus, a Lifeway Research descobriu que aproximadamente 3.000 igrejas protestantes foram iniciadas nos EUA, mas 4.500 igrejas protestantes foram fechadas.

Folha Gospel com informações de The Christian Post

Comentários