Em sua nova edição, dedicada ao terremoto que atingiu a região de Abruzzo na semana passada, a revista católica Famiglia Cristiana elogia a solidariedade demonstrada pela sociedade italiana para lidar com a catástrofe.
“A Itália que veio à tona após o terremoto é um país solidário, unido e coeso, longe de tantos medos e divisões que, nos últimos meses, causaram conflitos políticos e preocuparam o país”, afirma a publicação.
O tremor, que registrou 5,8 graus na escala Richter, causou a morte de 294 pessoas, deixou milhares de feridos e 50 mil desabrigados. “A cadeia de solidariedade que surgiu [após o desastre] representa a Itália que conhecemos”, prossegue a revista.
A Famiglia Cristiana enfatiza ainda que a solidariedade é um valor “que está no coração das pessoas e não pode ser improvisado, mesmo que algumas pessoas tentem acabar com ela, organizando facões e provocando divisões em um país que, pelo contrário, sempre foi acolhedor.”
Ainda segundo a revista, a experiência do terremoto revelou uma “prova de bom governo”. “As pessoas não entenderiam o retorno do teatro político das tensões banais e inúteis, ou da Itália dos ‘astutos’ e dos ‘marotos’, que especulam de maneira impune sobre construções, colocando em risco milhares de vidas humanas”, diz a publicação.
Fonte: Ansa