A possibilidade da retirada dos santos das capelas ecumênicas solicitada pela Associação Evangélica Piauiense, continua causado polêmica em Teresina.
Na redação do Portal Tvcanal13.com, o pastor Robson Marcelo e presidente da Associação falou sobre o assunto. De acordo com o pastor, o movimento já recebeu sinalização de apoios de entidades como o Matizes e membros da religião unbanda.
Pastor qual o principal motivo da retirada desses santos das capelas ecumênicas do estado Piauí?
O motivo maior é que elas foram construídas com o dinheiro público e com isso elas pertencem a todas as religiões e um único credo não pode ocupar um lugar que é espaço de todos então esse é o motivo que estamos levantando essa questão para que as capelas ecumênicas sejam limpas de toda e qualquer religião.
A associação vai entrar com ação no Ministério Público para que essa retirada seja feita?
Vou fazer um esclarecimento. Primeiro ponto, alguns portais tem colocado que a gente está querendo comprar briga com os católicos, mas não é isso, queremos é buscar os direitos iguais. Segundo, nós não queremos briga com os católicos, queremos é que o espaço seja igual e a presença desses símbolos fere muitas das vezes as outras religiões. E com isso estamos sensibilizando os evangélicos e até mesmo a opinião pública para depois podermos entrar com uma ação. Mas antes de entramos com essa ação precisamos esclarecer o porquê dessa ação que estamos movendo junto ao Ministério Público.
Os evangélicos têm sofrido preconceito? Quais os principais preconceitos sofridos pela religião?
São vários os preconceitos, este é apenas um deles e muitas das vezes a gente não tem acordado para isso. Uma boa parte dos evangélicos não tem uma formação política do que são seus direitos, as vezes aprendemos a ter deveres, mas ainda não conseguimos enxergar que também temos direito dentro da sociedade. Sofremos preconceitos nos colégios, se tenho uma capela que foi feita com o dinheiro público também posso chegar lá e fazer minha oração, pois pago imposto e tenho os mesmos privilégios que os católicos também tem e qualquer outra religião possa ter.
Vocês já procuraram ajuda do poder legislativo e executivo?
Já questionamos com algumas autoridades, mas ainda existe uma predominância muito forte da tendência para um segmento religioso uma vez que isso não pode acontecer. Conversamos com três deputados estaduais, mas eles disseram que não querem comprar briga com a igreja católica.
Com essa mobilização da retira dos santos das capelas ecumênicas, vocês tem ganhado o apoio de outras entidades?
Diversas entidades até mesmo não evangélicas tem nos procurados e nos dado apoio, uma pesquisa que a gente faz na rua perguntando, de 10 pessoas que a gente aborda duas ou uma as vezes é contra e o resto é a favor, inclusive pessoas católicas que também acham que nós temos direto e que o estado é laico que a constituição é para todos. A maioria não pode esmagar a minoria, a democracia é para todos. Recebemos o apoio também do grupo Matizes, que ainda vamos conversar com eles e até de pessoas de outros estados, como São Paulo.
Fonte: TV Canal 13