Pastor Burnett L. Robinson
Pastor Burnett L. Robinson

Burnett L. Robinson, pastor e conselheiro matrimonial de Nova York que passou mais de 35 anos no ministério, se desculpou e renunciou ao cargo na Igreja Adventista do Sétimo Dia Grand Concourse, no Bronx, na última quarta-feira, depois de declarar em um sermão que “a melhor pessoa para estuprar é sua esposa.”

“O pastor Burnett Robinson renunciou ao cargo de pastor titular da Igreja Adventista do Sétimo Dia Grand Concourse, e como obreiro na Associação Grande de Nova York”, explicou a Associação Grande Nova York da Igreja Adventista do Sétimo Dia em um comunicado.

“A Associação dos Adventistas do Sétimo Dia da Grande Nova York reconhece que muitos foram profundamente prejudicados pelos sentimentos expressos por Robinson. As opiniões que ele expressou estão erradas e não são aceitas por nossa igreja. ”

A conferência assegurou que “estupro” e “agressão sexual” são “crimes e sempre devem ser tratados como tal”.

“Continuaremos a educar e aconselhar todos os pastores, alunos do seminário e funcionários para que entendam plenamente que esse tipo de retórica é abominável e inequivocamente inaceitável”, conclui a declaração.

“Continuaremos a orar e buscar nos tornarmos defensores mais fortes dos sobreviventes e daqueles que ainda vivem com a violência e o abuso. A Igreja Adventista do Sétimo Dia condena qualquer linguagem ou comportamento que perpetra ou incentiva qualquer tipo de violência contra as mulheres. Nós humildemente nos desculpamos e pedimos perdão.”

O polêmico vídeo foi tirado do sermão de Robinson em 13 de novembro. A filmagem foi compartilhada no YouTube e outras mídias sociais por Sarah McDugal, autora, palestrante e treinadora de recuperação de abusos que cresceu como adventista. O vídeo gerou indignação online, pois mais de 2.800 pessoas apoiaram uma petição online pedindo a renúncia de Robinson.

Em seu sermão, Robinson parece argumentar que o estupro é legal no casamento porque espera-se que as esposas cristãs se submetam aos maridos.

“Nesta questão de submissão, quero que saibam desde já, senhoras, que uma vez que se casem, não serão mais suas. Você é do seu marido. Você entende o que estou dizendo? ” ele disse. “Enfatizo isso porque vi no tribunal outro dia na TV uma senhora que processou o marido por estupro. E eu diria a vocês, senhores, a melhor pessoa para estuprar é sua esposa. Mas então ele foi legalizado.”

Pouco depois de McDugal compartilhar o vídeo no YouTube em 22 de novembro, a Associação da Grande Nova York da Igreja Adventista do Sétimo Dia se desculpou, observando que “o pastor Robinson lamenta profundamente a declaração e sabe que ela causou danos e deu um pedido de desculpas irrestrito”.

A conferência acrescentou que os comentários de Robinson “causaram muitos danos e reabriram as feridas sofridas por tantos”.

“Oramos por sua cura”, disse a conferência. “Os adventistas acreditam na dignidade de todas as pessoas, e ninguém deve ser objeto de violência de qualquer tipo, por qualquer motivo.”

A Divisão Norte-Americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia também emitiu uma declaração condenando a mensagem de Robinson.

“Condenamos de todo o coração qualquer forma de comportamento ou retórica que perpetra qualquer tipo de violência contra a mulher – ou qualquer pessoa. Não é isso que a Igreja Adventista do Sétimo Dia acredita”, assegurou a organização. “Apoiamos a declaração emitida pela Associação dos Adventistas do Sétimo Dia da Grande Nova York e oramos por aqueles que foram feridos pelos comentários prejudiciais e infelizes que foram feitos.”

Uma página agora desativada no site da Igreja Adventista do Sétimo Dia do Grand Concourse descreveu Robinson como um líder “centrado nas pessoas” e “conselheiro matrimonial”.

“Dr. Robinson sabe como se relacionar transculturalmente, e seu altruísmo fica muito evidente no momento em que você entra em contato com ele. Além disso, ele é um pregador simples, prático, profundo, dinâmico, didático e de autoridade- um pastor com paixão pela juventude e grande compaixão pelos idosos”, diz o site da igreja. “Como pastor, evangelista, professor, conselheiro matrimonial e amigo, o Dr. Robinson está sempre pronto e disponível para impactar todos dentro do escopo de sua influência. Ele tem a capacidade de ministrar a você da maneira que você precisa.”

Folha Gospel com informações de The Christian Post

Comentários